Facilities

O que são Facilities e como utilizar na sua empresa

Você já parou para pensar em quem limpa a sua sala ou passa aquele café que salva a sua tarde? Pois é, essas são atividades geralmente terceirizadas, exercidas por empresas conhecidas com serviços de Facilities.

Esses são serviços extremamente importantes, uma vez que cuidam das instalações da sua empresa e permitem que você foque suas habilidades naquilo que realmente importa para o seu negócio.

Acompanhe esse texto para saber:

– O que são facilities;

– Quais são os serviços oferecidos em contratos de facilities;

– Como sua empresa pode se beneficiar desses serviços;

– Como contratar uma empresa de facilities.

Boa leitura!

O que são Facilities, afinal?

“Facilities”, em inglês, significa “instalações”. Nesse sentido, Facilities management — ou gestão de instalações — é o trabalho que permite a coordenação de espaços, infraestruturas, pessoas e organizações, estando com frequência associado a serviços gerais, de manutenção, dentre outros.

Segundo a ISO (International Organization for Standardization), em português Organização Internacional de Normalização), facilities é uma “função organizacional que integra pessoas, lugares e processos com o propósito de melhorar a qualidade de vida das pessoas e a produtividade do core business”.

Ou seja, são ferramentas e serviços que oferecem suporte à funcionalidade, segurança e sustentabilidade de edifícios, terrenos, infraestrutura e imóveis.

Na prática, isso significa que uma organização contrata uma empresa que vai disponibilizar o pessoal necessário para suprir demandas como manutenção e limpeza, permitindo que colaboradores possam focar na atividade-fim do negócio.

Por que os serviços de facilities são importantes?

Para que as pessoas façam seu melhor trabalho e se sintam engajadas em seus ambientes, elas precisam estar em edifícios seguros, acolhedores e eficientes. A gestão de instalações tem uma participação em tudo o que rodeia as pessoas nas instalações e no terreno.

Isso significa criar um ambiente onde pessoas podem ser produtivas, o que resulta em uma melhor performance para empresas, contribuindo para maiores ganhos financeiros. Os esforços de facilities são essenciais para:

– Otimização de espaço;

– Gestão e manutenção de energia;

– Contabilidade de locação;

-Experiência no local de trabalho.

Segundo uma pesquisa da Forbes, no Brasil trabalha-se, em média, 8,7 horas por dia. As pessoas passam 87% do tempo em edifícios.

E já está mais do que provado que um bom ambiente de trabalho afeta positivamente a motivação de funcionários e colaboradores, uma vez que cria um espaço agradável para trabalhar, garante maior qualidade de vida e constitui parte da identidade da empresa.

Além de proporcionar salubridade e conforto, serviços de facilities ainda podem gerar até 30% em economia de custos e reduzir a rotatividade de funcionários.

Ou seja, essa é uma preocupação na qual vale investir se você busca melhores resultados nos negócios.

Quais serviços são oferecidos em contratos de Facilities?

Em vários setores e tamanhos de empresas, os gestores de facilities têm uma ampla gama de responsabilidades diárias importantes. Esses gestores precisam planejar com antecedência e também estar prontos para várias tarefas em um determinado dia.

A área de facilities se divide em duas categorias: hard service e soft service.

O hard service trata de serviços que não podem ser removidos, uma vez que estão relacionados à infraestrutura. como manutenção elétrica e hidráulica, combate a incêndio e outras questões que costumam, inclusive, ser exigidas por lei.

Já o soft service engloba serviços que podem ser descontinuados conforme demanda, como o caso de refeições, dedetização, dentre outros.

Ou seja, a área de facilities trata de atividades como:

– Limpeza;

– Manutenção;

– Zeladoria; dentre outras.

Como a definição de facilities vem evoluindo ao longo do tempo, acaba englobando desde a manutenção predial até tecnologias utilizadas no dia a dia das empresas.

Como minha empresa pode se beneficiar com isso?

Agora que você sabe quais são os serviços de facilities, pode estar se perguntando por que contratar esses serviços.

Como um primeiro argumento, podemos apontar que a área de facilities cada vez mais e consolida como solução eficaz e otimizada para quem busca redução de custos e infraestrutura.

Afinal, o objetivo da gestão de facilities é justamente proporcionar aos usuários finais (ou seja, aos funcionários e colaboradores da empresa contratante) maior conforto e segurança, de modo que os recursos podem ser utilizados para a produção daquilo que realmente gera ganhos para a empresa.

Ou seja, no lugar de focar em atividades menores, a empresa pode focar no sucesso de atividades-fim, deixando a gestão dessas tarefas a cargo de uma empresa especializada nesses serviços.

Por sua vez, empresas de Facilities possuem equipes experientes e qualificadas para as atividades que desenvolvem.

Vale dizer, por fim, que embora sejam tidas como “atividades menores” ou de apoio, os serviços de facilities são essenciais para a execução de um bom trabalho e não podem ser negligenciados.

O custo de negligenciar essas tarefas é comprometer o bom funcionamento de processos internos e o bem-estar de quem trabalha na sua empresa.

Como contratar uma empresa de facilities?

Principalmente com as empresas estudando formas de voltar ao seu funcionamento normal depois das implicações da pandemia de covid-19, a tendência para o gerenciamento de facilities é que as empresas busquem cada vez mais o serviço especializado, contratando uma empresa terceira.

Mas como exatamente escolher uma boa empresa para esses serviços?

A decisão com relação a qual empresa escolher passa, em grande parte, pelo volume de serviços necessários em sua empresa.

Por exemplo, empresas de grande porte costumam ter demanda por serviços de vigilância e portaria, bem como serviços de limpeza. Nesse caso, vale a pena estudar a possibilidade de juntar dois ou mais tipos de serviço em um único contrato, simplificando a gestão de contratos ao evitar que cada um deles esteja a cargo de uma empresa diferente.

Quando essa demanda for por um serviço apenas, a busca por uma empresa de facilities é mais simples, pois é possível buscar uma empresa especializada naquele serviço em particular.

De toda forma, o importante é ter em mente que essa terceirização tem um impacto muito positivo para a sua empresa, permitindo a concentração de esforços onde realmente os resultados são atingidos, bem como a redução de custos com manutenção, limpeza e outros serviços.

O Grupo Macor, inclusive, oferece os serviços de facilities para sua empresa, além de contar com diversas soluções que englobam toda questão de segurança do seu negócio. Entre em contato conosco para obter mais informações: https://www.macor.com.br/facilities/

Post anterior
O que é CFTV? Entenda como funciona este sistema!
Próximo post
Rastreamento Veicular: como funciona esse sistema