Segurança patrimonial: conheça as principais tecnologias

Infelizmente as empresas são grandes alvos de criminosos, sobretudo aquelas que representam guarda de itens valiosos, por exemplo, como cargas armazenadas. Assim, a segurança patrimonial e suas tecnologias têm evoluído muito, a fim de trazer mais conforto aos empresários e colaboradores dessas organizações.

Hoje são muitos os equipamentos que podem ser usados para proteger o espaço da sua empresa. Eles oferecem alternativas para monitoramento cada vez mais tecnológicas, como câmeras de visão noturna e com visão de longo alcance. Tudo para que o espaço, os bens e as pessoas estejam protegidos na realização do seu trabalho.

Daí o interesse de falar mais sobre as tecnologias envolvidas nesse processo. Continue a leitura e saiba mais sobre cada uma delas!

O que é a Segurança Patrimonial?

Antes precisamos definir de forma correta o que seria a Segurança Patrimonial. Primeiro, quando adotamos uma ferramenta para segurança, como as cercas elétricas ao redor das residências, por exemplo, usufruímos de um item ligado à segurança, que ajuda a tornar o ambiente mais seguro para os moradores.

Entretanto, a segurança patrimonial é um conjunto de estratégias e ferramentas tecnológicas que permitem a segurança de uma organização, seus bens e as pessoas que atuam no local. Essa organização pode ser uma empresa, um condomínio ou residência. Essa segurança está mais relacionada a uma gestão da segurança daquele patrimônio do que simplesmente uso de ferramentas.

Câmeras de segurança

Não poderíamos deixar de começar pelas câmeras de segurança, tamanha importância que possuem hoje na vigilância. Um sistema de monitoramento de confiança tem boas câmeras, de alta resolução e visão de longo alcance. As pessoas com más intenções são facilmente identificadas.

Além disso, muitas ações de criminosos são evitadas na simples presença de câmeras pela ciência de que as pessoas serão identificadas. Além disso, hoje é possível monitorar um espaço pelo simples acesso à internet, como já é comum em condomínios, por exemplo, pois os moradores conseguem verificar sua casa mesmo quando estão fora dela.

Alarmes

Outra opção também muito relevante é o sistema de alarme, que traz como recurso o efeito sonoro. Apesar de servir para todo tipo de proteção, é interessante para locais onde itens valiosos fiquem armazenados, com ou sem vigilância humana. E o que não faltam são opções quando o assunto é alarme.

Temos sistemas com infravermelho, que detectam movimentações que são invisíveis aos olhos humanos. Além daqueles com sensores de presença, detectando por meio de temperatura. Alguns mais sensíveis do que outros, mas, o que têm em comum é a eficácia na segurança.

Portaria

O sistema de portaria é um recurso já consolidado, por meio dele um grupo de funcionários, ou apenas um, como o porteiro, permite ou nega a entrada de pessoas e veículos em um local. Mas, mesmo que esse sistema ainda seja usado, temos novas práticas ligadas às tecnologias, como é o caso da portaria virtual.

De maneira remota, uma equipe monitora a portaria de empresas para as quais prestam esse serviço. O uso de catracas com biometria ajuda a reforçar a segurança. As pessoas apenas autorizadas conseguem acesso ao local e os visitantes precisam entrar em contato com a central para solicitar sua entrada.

As etiquetas inteligentes e leitores biométricos tornam esse processo mais prático, retirando a necessidade de pessoas no local para autorização de entrada. As etiquetas, câmeras e leitores biométricos também podem ser instalados em garagens, abrangendo as entradas exclusivas para veículos.

Fechadura digital por meio da impressão digital, íris ou por um chip

A fechadura digital, ou eletromagnética, como também é chamada, é usada para permitir acesso apenas autorizado em um espaço. É o exemplo de grandes empresas que restringem acesso às suas dependências com base no nível de acesso do próprio colaborador. Para entrar é preciso ter reconhecimento com a impressão digital ou íris.

Além de poder ser chip, que normalmente está em um cartão, facilitando o processo também. Após a entrada autorizada, esse tipo de fechadura está programada para trancar-se novamente e abrir apenas em contato com outra pessoa autorizada.

Isso é interessante para locais onde há itens de alto valor ou que não possam ser aberto para toda a equipe, como é o caso, por exemplo, de uma sala de medicamentos.

Dispositivos eletrônicos

Como dissemos antes, é possível que qualquer dono de empresa ou residência com vigilância tenha acesso às câmeras de monitoramento. Basta dispor de dispositivos eletrônicos, como celulares, tablets e computadores, para checar em tempo real a segurança do patrimônio.

O que agrega valor, já que os celulares estão presentes a todo momento, e facilita o dia a dia. Sabemos que a preocupação com a segurança pode tirar a mente de atividades importantes e ter certeza de que no local está tudo bem ajuda a ter mais bem-estar no dia a dia enquanto desempenha outras atividades.

A importância de contratar sempre uma empresa especializada

São muitas as ferramentas quando o assunto é segurança patrimonial, mas o acesso a esses serviços não pode ser de qualquer forma. Há um grande mercado que nem sempre oferece o que existe de melhor. Daí a necessidade de contratar sempre uma empresa especializada como o Grupo Macor.

Além de oferecer um serviço de qualidade e contar com equipamentos de ponta, esse tipo de empresa se dedica especialmente e isso, está por dentro de novidades e melhores soluções. Dessa forma, se é preciso investir em segurança, que seja em empresas que levem esse trabalho a sério.

Agora você já sabe o que é a Segurança Patrimonial e como ela pode impactar seu dia a dia, seja em sua empresa, residência, condomínio, enfim. Falamos das principais tecnologias e trouxemos informações que o ajudam a saber o que pode ser melhor para as suas necessidades.

Entendemos a importância de proteger o local com tecnologia de ponta e, claro, por meio de empresas que sejam sérias, a par das novidades e que prestem serviços de qualidade para sua empresa. A segurança patrimonial tem o intuito de trazer o que há de mais inovador para o dia a dia das instituições, a fim de torná-las mais seguras, sem deixar de ser práticas para aqueles que frequentam.

Post anterior
Certificado de Regularidade Anual para Funcionamento de Empresa de Segurança Especializada
Próximo post
Reunião Presidente SEMEESP com Secretários Mobilidade e Habilitação em 05/05/2021