Tecnologia Macor

Rastreamento Veicular: como funciona esse sistema

Contar com um sistema de rastreamento veicular é essencial, principalmente para empresas que realizam transporte de carga e pessoas. Mas você sabe o que é e como funciona esse sistema?

Acompanhe agora mesmo este artigo e descubra as principais informações sobre o sistema de rastreamento veicular para entender melhor como ele funciona e qual a importância que possui!

O que é um sistema de rastreamento veicular?

Um sistema de rastreamento veicular permite que você saiba qual a localização exata de determinado veículo. Porém, esse sistema não é apenas munido de localização, pois ele possui outros mecanismos que, juntos, entregam um serviço preciso e seguro.

Em geral, os sistemas de rastreamento para veículos utilizam ferramentas de comunicação para envio e recebimento de dados por uma central, bem como utilizam software para atender essa logística de comunicação de dados.

Portanto, quando você utilize um sistema desses em um veículo ou em uma frota, o veículo pode ser localizado sempre que necessário, com obtenção de dados sobre a rota, distância percorrida e demais informações que são obtidas por meio de um aplicativo ou sistema de computador.

Sistema de rastreamento veicular por GPS

Para que obter a localização do veículo seja algo possível, a tecnologia de GPS é instalada no veículo em questão. É através dessa tecnologia que você consegue verificar com exatidão a localização de um veículo. Isso porque, GPS significa, em tradução para o português, sistema de Posicionamento Global.

Esse é um sistema mundial de navegação que utiliza 27 satélites e estações localizadas em terra. Esses satélites ficam em movimento ao redor da terra e são responsáveis pelo envio de sinais de rádio. Os sinais, então, são recebidos pelo sistema receptor.

Por meio do mecanismo descrito acima é que os veículos podem ser rastreados em tempo real e com total exatidão.

Sistema de rastreamento veicular por radiofrequência

Apesar de todos os sistemas de rastreamento veiculares utilizarem o GPS para obter a localização, também é possível utilizar um sistema por radiofrequência.

O sistema de radiofrequência funciona, principalmente, para quando há roubo de cargas. Nesse caso, se dentro do serviço de rastreamento a empresa conta com o rastreamento de cargas roubadas, é a partir da radiofrequência que a localização pode ser obtida.

Além disso, também pode ser que a radiofrequência seja utilizada para auxiliar o sistema de GPS, porque ela verifica a localização a partir da triangulação de antenas que emitem sinais.

Entenda como o sistema funciona na prática

Tudo que você viu até aqui, na prática, funciona da seguinte forme. No carro a ser rastreado é instalado um sistema de GPS. Ele então vai enviar dados para a central de controle que acompanhará o trajeto do veículo e poderá guardar informações para que a empresa utilize na gestão de frota, por exemplo.

Além disso, muitos sistemas dispõem de aplicativos e softwares para que os clientes consigam ter acesso em tempo real à localização do veículo, o que facilita o controle, principalmente em casos de controle de frota.

Ademais, quanto à localização de carga roubada, a radiofrequência é ativada quando a central verifica que a carga saiu da rota programada. Com isso, se torna possível obter a localização e auxiliar no procedimento de recuperação.

Confira outras funcionalidades de um sistema de rastreamento veicular

Além de conseguir informar a localização veicular em tempo real e com precisão, o sistema também oferece várias outras funcionalidades, dependendo do que dispõe cada empresa que você contratar.

Em uma linha geral, com esse tipo de sistema você consegue ter a função de controle de combustível, ligação da ignição do veículo e paradas. Essas questões são muito essenciais para que ocorra a gestão de frotas de empresas que possuem carros, motos ou caminhões de transporte e até mesmo carros corporativos.

Além disso, você também pode encontrar a funcionalidade de acompanhar a necessidade de manutenção preventiva do veículo. Isso porque, ao saber exatamente a quilometragem rodada, e tempo de duração de viagens, se torna possível saber quando há necessidade de troca de óleo, troca de pneus, verificação de motor e demais itens de manutenção.

Dessa forma, um sistema de rastreamento veicular pode ser algo completo e que ofereça benefícios a diversos setores de uma empresa.

Ademais, para sistema de rastreamento instalado em veículos particulares essas mesmas funcionalidades podem ser obtidas para que possam auxiliar no cuidado com o veículo.

Conheças as principais vantagens

Entre as principais vantagens de contar com um sistema de rastreamento no veículo, a primeira é a segurança. Como a localização é preciso e tempo real, e os dados ficam armazenados, você consegue ter noção exata de todo trajeto do veículo, o que garante mais segurança no tráfego.

Além disso, outra vantagem é em relação ao roubo de cargas. Essa prática criminosa costuma afetar drasticamente diversas empresas, de modo que se há um mecanismo para coibir e reaver a carga se acontecer algum imprevisto, é algo muito vantajoso.

Ademais, para o controle de frota, ter um sistema de rastreamento veicular permite que os funcionários não saiam da rota e que a empresa consiga ter maior controle sobre a gestão.

Qual tipo de sistema escolher?

O tipo mais adequado de sistema de rastreamento veicular vai depender da necessidade de cada caso. Porém, é sempre bom contar com um sistema completo, com uso de GPS e rastreamento por radiofrequência.

Isso porque, quanto mais completo for o serviço prestado, maior vai ser a segurança obtida ao veículo e seus ocupantes e à empresa, no caso de veículos de frota.

Considerações finais

Dessa forma, para que você possa obter todas as vantagens e funcionalidades descritas até aqui, o importante é contar com uma empresa especializada, como é o caso do Grupo Macor, pois é ela que terá toda a estrutura e tecnologia necessária para prestar o serviço de forma satisfatória.

Assim, o sistema de rastreamento veicular se torna muito mais eficiente, seguro e produtivo, seja qual for a sua necessidade. Contar com profissionalismo e especialidade vai fazer com que o veículo esteja sob cuidado e acompanhamento de equipes treinadas. Em se tratando de rastreamento de veículo, isso faz toda diferença.

Post anterior
O que são Facilities e como utilizar na sua empresa
Próximo post
O que é a portaria e controle de acesso?

Nenhum resultado encontrado.

Menu