O que é e como funciona a Escolta Armada

Ao transitar pelas cidades ou por rodovias, certamente você já se deparou com veículos identificados com “Escolta Armada” e padronizados com inscrições externas, ocupados geralmente por dois Vigilantes devidamente uniformizados, armados e protegidos por coletes balísticos, atentos à sua volta e acompanhando um veículo de carga que pode ser desde um pequeno furgão ou até uma grande carreta.

Essas são algumas características das Equipes de Escolta Armada que circulam por todo o Território Brasileiro, protegendo e fazendo chegar em segurança todos os tipos de cargas, seja no perímetro urbano ou rodoviário.

Com o aumento substancial dos roubos de cargas pelo país afora, naturalmente o serviço de escolta armada ganhou força, credibilidade e o número de empresas e profissionais também se multiplicou. Os maiores beneficiados são os contratantes desse serviço, que tem à sua disposição instituições gabaritadas com preços acessíveis. E você, sabe o que é e como funciona a escolta armada?

Essa modalidade de serviço é disponibilizada por empresas particulares e especializadas, que oferecerem um trabalho eficiente e inteligente, aliando mão de obra com alto grau de conhecimento e profissionalismo desde os Vigilantes que agem diretamente nas Operações como todo o Corpo Técnico Operacional e Administrativo à sua retaguarda, tudo isso somado à Planos de Contingência e Emergência e as diversas tecnologias de rastreamento desde iscas de cargas, rastreamento dos caminhões e dos veículos de escolta, seja direto pelas Empresas de Segurança como também das Empresas de Gerenciamento de Risco que compõem a estrutura de proteção de cargas.

Quando pensamos em como funciona a escolta armada, o foco principal será sempre a prevenção, motivo pelo qual há muito trabalho de inteligência a retaguarda das Equipes de Escolta Armada, visando sempre evitarmos o confronto armado com quadrilhas, situação esta que coloca em risco não só a Equipe de Escolta como também outras pessoas ao redor.

Para tanto conhecer a Operação, compartilhar informações com toda a cadeia envolvida (Cliente, Transportador, Gerenciamento de Risco e Empresas de Rastreamento), cria um ambiente mais seguro garantindo mais chances de sucesso a todos.

O profissional

Por se tratar de uma ocupação que exige treinamento, bom caráter e controle em situações de estresse, o nível exigido para os profissionais que pretendem ingressar nesse ramo está cada vez mais rigoroso. Todos que pleiteiam uma oportunidade precisam de um curso preparatório com diploma de conclusão, antes disso, é necessário comprovar experiência com vigilância ou transporte de valores.

Todos os candidatos passam por testes psicológicos, tem seu antecedente criminal analisado, devem comprovar experiência mínima de um ano em outra função equivalente, Carteira Nacional de Vigilante (CNV) ativa, além do correto manuseio e porte de arma de fogo. Para garantir a integridade da equipe, os grupos de escolta são compostos por dois ou quatro guardas, definido de acordo com a demanda.

Como escolher um serviço de escolta armada

Diante de um cenário com muitas alternativas, é necessária uma análise cautelosa sobre qual empresa de escolta armada contratar. Nesse ponto, leve sempre em consideração quantos anos ela está no mercado, quais seus principais clientes, e o histórico de sucesso nas operações.

Além disso, opte por uma empresa com equipamentos novos e bem cuidados e considere também a educação e qualificação dos funcionários. É válido lembrar que qualquer empresa que preste esse tipo de serviço precisa obrigatoriamente ter seu funcionamento autorizado pela Polícia Federal.

Vantagens e benefícios

As estatísticas mostram que o mercado de segurança privada – inclui-se aqui escolta armada – cresceu uma média de 8% no Brasil. Atualmente são empregados cerca de 700 mil trabalhadores legalizados e a arrecadação com esse tipo de serviço expandiu em média 16% em 2019. Tais números demostram de forma clara e objetiva o crescimento desse segmento no país e no mundo.

Ao contratante, é válido lembrar que ao optar por um serviço de escolta armada ele estará fazendo um bom uso de seu dinheiro. Isso porque, terá garantia no transporte da sua carga e a tranquilidade de que ela estará bem assistida até chegar ao seu destino. Sem contar a demonstração de cuidado com seu colaborador – motorista da carga – que em casos extremos será menos exposto ao perigo.

Concluímos que o serviço de escolta armada é um bem necessário, para não dizer um pré-requisito a quem queira garantir o transporte seguro e fazer chegar seus produtos à seus Clientes aumentando assim também sua credibilidade e eficiência.

Autor: Claudio Ramos Siqueira

Agora que você já sabe o que é e como funciona a escolta armada, aproveite e leia também no Blog da Macor: Câmeras de segurança atuando na proteção patrimonial

Post anterior
Câmeras de segurança atuando na proteção patrimonial
Próximo post
Portaria virtual: descubra as principais vantagens para condomínios

3 Comentários. Deixe novo

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.