A importância da escolta armada para a segurança de cargas

O roubo de carga é comum nas estradas brasileiras, apesar da diminuição da quantidade de casos nos últimos anos, os prejuízos causados ainda são grandes. Para evitar esse tipo de problema, os responsáveis pelo transporte de cargas de grande valor acabam por contratar os serviços de uma escolta armada para segurança.

Essa foi a forma encontrada para diminuir as perdas com os roubos de cargas, afinal, o valor investido na contratação de uma escolta armada é muito inferior ao valor da carga e não tem comparação quando consideramos a vida do motorista e de seus ajudantes.

O que é a escolta armada de cargas

A escolta armada de cargas é um dos serviços que podem ser oferecidos por uma empresa de segurança privada. O seu principal objetivo é garantir o transporte seguro de qualquer tipo de carga e da equipe responsável por ela, desde a saída da mercadoria, passando pela entrega e terminando com o retorno em segurança.

A equipe responsável pela escolta armada de cargas é composta por pessoal devidamente treinado e equipado com diferentes tipos de armamentos. Além disso, eles contam com um processo de preparação que vai além da análise da rota a ser seguida e da antecipação dos problemas que podem vir a acontecer.

Como o serviço de escolta armada de cargas envolve o porte e transporte de armas de fogo, essa atividade possui autorização do Ministério da Justiça. Além disso, a escolta armada de cargas é regulada e fiscalizada pelos agentes da Polícia Federal.

Plano de ação para segurança de cargas

O serviço de escolta armada de cargas envolve mais do que apenas acompanhar o trajeto de um caminhão. Ele envolve uma grande preparação, o objetivo é antecipar qualquer possível problema, dessa forma, as armas de fogo são utilizadas apenas como o último recurso para manter a carga e as pessoas em segurança.

Podemos dividir o plano de ação em três partes diferentes:

— Manutenção dos equipamentos: essa etapa envolve a manutenção dos veículos que vão ser utilizados, do equipamento de rastreamento e das armas.

A frota usada para fazer a escolta armada de cargas não pode sofrer com falhas mecânicas no meio do percurso. Paradas não programadas e por grandes períodos comprometem o planejamento de segurança e deixam a carga vulnerável a possíveis ataques. Por isso, além da mecânica, é preciso garantir que os pneus e equipamentos de segurança estejam em bom estado e prontos para uso.

Toda frota que faz serviços de escolta armada para cargas conta com um sistema de rastreamento. Antes de se iniciar uma viagem, esse sistema precisa ser testado e avaliado.

Por último, todo o armamento utilizado pela equipe de segurança precisa estar com a manutenção em dia. Além disso, existem protocolos de segurança que garantem o bom funcionamento de armas e munições e que precisam ser seguidos à risca para evitar possíveis falhas durante a operação.

— Percurso: parte importante do planejamento de uma escolta armada para carga envolve a definição do percurso que será realizado pelo comboio. O trajeto precisa ser feito por um profissional capacitado e precisa considerar todas as possíveis ocorrências e necessidades do grupo.

Além disso, todas as paradas, sejam elas para alimentação e abastecimento, precisam ser programadas com locais e horários pré-determinados. Sendo que, todo o planejamento de percurso é acompanhado por uma central e precisa ser cumprido nos seus mínimos detalhes.

— Análise de Riscos: ela envolve todo o planejamento, por exemplo, ao avaliar as possíveis rotas a serem seguidas é levado em conta os locais com maior incidência de roubo de carga. Da mesma forma, os pontos de parada são escolhidos pela segurança e por contarem ou não com apoio policial próximo.

Tudo isso para garantir que a operação ocorra sem que nenhum tipo de incidente posso vir a comprometer o transporte da carga em questão.

Os principais problemas no transporte de cargas

O transporte de cargas pode ser afetado por fatores internos e externos, sendo que, ambos podem comprometer seriamente a entrega da mercadoria. Entre os principais problemas que podem acontecer durante um transporte de carga podemos destacar.

— Internos:

. Profissionais sem as capacitações necessárias para a realização da atividade

. Falha humana

. Imprudência do motorista

. Falta de manutenção do veículo e armamento

— Externos:

. Problemas climáticos (tempestades)

. Problemas na estrada (reparos e mau estado de conservação)

. Imprevistos (acidentes)

. Ações criminosas

Os problemas internos podem ser resolvidos com a capacitação dos profissionais envolvidos e com a contratação de pessoal especializado. Já os problemas externos, não podem ser resolvidos com antecedência, mas a equipe de transporte deve estar preparada para lidar com essas situações, caso elas venham a ocorrer durante o trajeto.

Por que contratar um serviço de escolta armada para a segurança de cargas?

De acordo com o levantamento anual feito pela Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC), em 2019 ocorreram mais de 18.000 casos de roubo de cargas nas estradas brasileiras.

Os bandidos são atraídos pela falta de segurança nas estradas e pelo alto valor das cargas transportadas. Por isso, contratar um serviço de escolta armada para cargas é importante.

Os serviços de segurança e escolta armada para o transporte de cargas são destinados para qualquer empresa ou pessoa física que precise transportar objetos e mercadorias de alto valor. Entretanto, empresas que trabalham com o transporte de produtos eletrônicos, autopeças, alimentos em geral, produtos farmacêuticos, bebidas e combustíveis precisam de atenção redobrada, já que essas são as cargas mais visadas pelos assaltantes.

Como contratar uma empresa de escolta armada?

Antes de contratar uma empresa de escolta armada, como é o caso do Grupo Macor, é preciso se certificar de que ela esteja dentro das normas que regulamentam a atividade, ou seja:

— Ela precisa de autorização da Polícia Federal e demais órgãos públicos para prestar esse serviço no estado de origem da carga

— Trabalhar com vigilantes com especialização em escolta armada, com experiência

— Possuir veículos com todas as características necessárias para a realização dessa atividade.

Levando em consideração todos esses pontos, você terá a certeza de estar contratando uma empresa de segurança privada com todos os critérios necessários para realizar a escolta de sua carga com segurança.

Aproveite e leia também aqui no Blog da Macor: Quais as principais ameaças à segurança das empresas?

Post anterior
Quais as principais ameaças à segurança das empresas?
Próximo post
Como melhorar o controle de acesso e a segurança em sua empresa