Como evitar arrastões em prédios e condomínios

Evitar arrastões em prédios e condomínios é uma preocupação de muitas pessoas atualmente. Afinal, basta olhar os noticiários para entender como esse tipo de crime vem crescendo. Os assaltos em residências, por exemplo, não ocorrem mais isoladamente. Muito pelo contrário: várias cidades se tornaram alvo desse tipo de ação criminosa.

De modo geral, muitas pessoas optam por morar em prédios e condomínios devido ao maior nível de segurança. Mas no atual cenário brasileiro, é possível perceber que ninguém está totalmente imune aos assaltos. Nem mesmo os moradores de edifícios e empreendimentos similares a eles.

Mas como evitar arrastões em prédios e condomínios? Algumas medidas ajudam a prevenir esse tipo de atividade. Então leia esse artigo do Blog da Macor e descubra as estratégias mais eficientes!

Dicas para evitar arrastões em prédios e condomínios

As medidas para evitar arrastões em prédios e condomínios são muito importantes. Ainda mais para as pessoas que residem em bairros nobres. Até porque na hora do arrastão os bandidos tendem a roubar bens de valores elevados.

Na maior parte das vezes, essas ações são bem planejadas pelas quadrilhas. Em algumas situações, os assaltantes podem se passar por corretores ou por uma pessoa com interesse em alugar um apartamento vago. Por isso, todo cuidado é necessário, afinal, ninguém almeja vivenciar esse tipo de situação.

Diante disso, além de contar com equipamentos de segurança, os moradores também podem buscar outras formas de evitar arrastões em prédios e condomínios. Assim sendo, devido à importância desse assunto, separamos sete dicas fundamentais. Confira!

1. Câmeras de segurança

As câmeras de segurança são equipamentos indispensáveis, pois previnem os arrastões de forma muito eficiente. Na verdade, a sua presença no local já é o suficiente para inibir diversas ações criminosas.

De forma geral, nos condomínios muito grandes, as equipes podem ter dificuldades de cobrir todo o local de uma só vez. Com exceção das ocasiões em que vários profissionais são contratados e distribuídos para vigiar áreas específicas do prédio.

Por isso o uso de câmeras de segurança pode ser uma grande solução. Afinal, elas vigiam toda a área, em tempo integral. Aliás, elas conseguem fazer a guarda até mesmo dos ambientes mais escondidos e escuros. Em suma, entre as vantagens proporcionadas por elas está:

  • Monitoramento em tempo real;
  • Inibição de atividades criminosas;
  • Aumento da sensação de segurança;
  • Arquivamento das imagens para futuras análises.

2. Porteiro

Contratar um porteiro, seja presencialmente ou de maneira virtual (portaria virtual), é um procedimento essencial para ajudar a evitar arrastões em prédios e condomínios. Afinal, esse profissional pode garantir as ações de segurança básica na região. Isso inclui o controle da entrada e da saída de funcionários e moradores, de modo a assegurar que os procedimentos de segurança sejam cumpridos com eficiência.

Assim sendo, o porteiro ajuda a identificar as atitudes suspeitas, bem como as possíveis falhas no sistema de segurança. Junto a isso, por meio de um bom treinamento, ele também pode obter preparo para agir em ocasiões de risco. Em suma, esse profissional deve ser treinado para:

  • Usar um protocolo para recebimento de entregas;
  • Não divulgar informações relacionadas ao seu ofício para pessoas que não moram ou trabalham no local;
  • Fechar o portão imediatamente após a entrada ou saída dos moradores e funcionários;
  • Verificar com os moradores ou com o síndico a possível chegada de visitas inesperadas, ou serviços contratados.

3. Acesso eletrônico

A vantagem do acesso eletrônico consiste na possibilidade de integrar diversas ferramentas tecnológicas usadas para elevar a segurança do local.

Entre elas, duas merecem destaque: os cartões de acesso e o controle remoto da portaria (portaria virtual). Por isso, o acesso eletrônico vem sendo bastante utilizado para evitar arrastões em prédios e condomínios.

4. Controle remoto do portão

A eficiência do controle remoto do portão pode ser percebida por meio da colaboração dos moradores. Afinal, eles devem evitar manter os portões abertos após as saídas e as entradas.

Portanto, essa ferramenta é muito útil para evitar arrastões em prédios e condomínios. Ainda mais porque ela evita que o morador fique parado para fechar os portões, prevenido uma abordagem criminosa.

No entanto, é importante que os moradores comuniquem ao síndico a possível perda do controle remoto. O objetivo é alterar o código de acesso dos aparelhos de todos os moradores. Afinal, esse procedimento pode aumentar o nível de segurança do empreendimento. Além disso, uma dica eficiente é o uso de uma portaria virtual remota.

5. Cartões de acesso

Naturalmente, os cartões de acesso são muito utilizados para garantir a entrada dos funcionários e moradores. Esses equipamentos de segurança tendem a substituir as chaves tradicionais. Assim sendo, eles são percebidos como soluções inteligentes para evitar arrastões em prédios e condomínios. Afinal, essas ferramentas são de uso pessoal e intransferível, de modo a fornecer um passe exclusivo aos usuários.

Se os funcionários também possuírem o acesso por meio desses cartões, é essencial cancelá-los após as possíveis demissões ou desligamentos. Aliás, essa é uma medida muito importante para impedir invasões no local.

6. Participação dos moradores na segurança

Sem dúvidas, a participação dos moradores é muito importante para garantir a segurança do condomínio. De fato, eles não recebem o treinamento adequado para isso. No entanto, eles devem conhecer e seguir as regras básicas para evitar invasões. Dessa forma será possível minimizar os riscos de furtos e outras atividades criminosas.

Nessa hora, a participação do síndico também é essencial para evitar arrastões em prédios e condomínios. Mas de que maneira ele pode ajudar? Por meio da elaboração e distribuição de materiais informativos.

Um exemplo está nas cartilhas instrutivas: elas ajudam a conscientizar os moradores sobre a importância de uma participação ativa na prevenção de invasões e assaltos no local.

7. Contratar empresas de segurança especializadas, como o Grupo Macor

Contratar uma empresa especializada nesse tipo de segurança pode ser uma grande solução. Afinal, elas oferecem equipamentos de alta tecnologia para prevenir assaltos em condomínios e prédios. Estes, no que lhe concerne, ajudam a identificar atividades externas suspeitas, bem como a coibir ações internas. Além disso, essas empresas também trabalham com um grupo de profissionais capacitados a garantir a segurança do empreendimento.

Ao contratar os serviços do grupo Macor, será possível obter uma análise profunda dos pontos mais vulneráveis do condomínio. Dessa forma, a nossa empresa indicará o sistema de segurança mais adequado para ser instalado no local. Por fim, os moradores, síndico e funcionários terão mais tranquilidade ao caminhar pelo interior do prédio.

Gostou nas dicas sobre como evitar arrastões nos prédios e condôminos? Então acesse o nosso site e descubra as melhores soluções!

Post anterior
Roubo de defensivos agrícolas: como se prevenir
Próximo post
Segurança pessoal: dicas para você se proteger no dia a dia
Nenhum resultado encontrado.