O aumento da criminalidade e da violência urbana é um problema sério no Brasil. Essa mazela afeta, principalmente, as capitais, mas já chegou até em cidades pequenas, que costumavam ser mais seguras.

Além disso, os assaltos podem acontecer a qualquer hora do dia, em diferentes lugares: na rua, no transporte público, nos estabelecimentos comerciais, nas residências etc.

Pensando nesse sério problema que atinge tantas pessoas, hoje trazemos um artigo com dicas importantes sobre segurança. Saiba o que não fazer em um assalto e proteja você e a sua família.

Boa leitura!

Nunca reaja a um assalto, de maneira alguma

Essa orientação é sempre reforçada por policiais e profissionais de segurança e é por um bom motivo. Reagir a assaltos tem consequências sérias e, ainda, fatais.

Abaixo, listamos alguns atos que você não deve cometer no momento do crime:

Não tente resolver o problema na força

Não entre em luta corporal com os bandidos, pois estes podem estar armados. Mesmo que você não esteja vendo, é possível que o criminoso tenha uma arma, faca, canivete ou objeto similar escondido.

Lembre-se que os assaltantes estão preparados para cometer o crime, enquanto você foi pego de surpresa pela situação. Então, as chances deles agirem mais rapidamente do que você são altas.

Não entre em desespero

Tente manter a calma no momento, independente do local onde ocorreu o assalto. Sabemos que é uma situação de nervosismo e agitação, mas evite gritar por socorro, principalmente se estiver sozinho.

Uma reação exagerada da sua parte pode ser o estopim para que o criminoso finalize o assalto com violência.

Evite fazer contato visual

Não fique olhando fixamente, por muito tempo, o rosto dos assaltantes. Algumas pessoas podem achar que devem manter contato visual com o infrator para reparar em sua fisionomia e vestimenta. Contudo, isso pode ser perigoso no momento do crime e provocar reações violentas dos bandidos.

Não abra margem para desconfianças

Caso o assalto aconteça na sua casa ou empresa, tome muito cuidado com as suas reações. Os ladrões podem achar que há alguma arma guardada no ambiente e que você está esperando um descuido deles para agir. Portanto, mantenha-se parado, com as mãos ao alto e siga as instruções dadas.

É imprescindível dizer que, em ambientes onde você e sua família correm riscos, a melhor alternativa sempre é a prevenção.

Uma medida que você pode tomar para evitar a invasão de assaltantes é a instalação de câmera e alarme, com monitoramento 24h.

Além disso, outra opção é a contratação de equipe de segurança patrimonial, com profissionais qualificados.

Para conhecer essas e outras soluções em segurança, acesse o site da Macor.

Não resista aos comandos do criminoso

Sabemos que o prejuízo material é algo sério, mas a vida e a integridade física das vítimas são ainda mais valiosas. Portanto, não reaja quando seus objetos de valor são tomados pelos bandidos. Novamente, é importante lembrar que o ladrão pode estar escondendo alguma arma de fogo ou arma branca.

Depois do assalto, abra um boletim de ocorrência na delegacia. Você deve seguir alguns passos para proteger celulares e documentos o mais rápido possível.

Não subestime o potencial de violência dos bandidos

A resistência em entregar objetos de valor também resulta em agressões físicas. Os criminosos podem retirar os bens (jóias, bolsas etc.) do corpo da vítima de maneira muito violenta. As consequências disso são ferimentos, hematomas e até fraturas.

Agressões físicas também acontecem quando as instruções dos criminosos não são seguidas, como, por exemplo, sair do veículo durante roubo de carro. Nessa situação, as vítimas podem ser retiradas do automóvel de modo violento, provocando lesões graves ou, até mesmo, a morte.

Não deixe de contatar a polícia, quando existir a oportunidade

Em algumas situações, você pode ter a oportunidade de ligar para o 190 durante um assalto. Por exemplo, se é possível ver os bandidos se aproximando de vítimas que estão a uma certa distância. Seja no shopping, na rua, em casa ou em algum estabelecimento onde há lugar para se esconder e chamar a polícia rapidamente.

Não hesite em pedir ajuda, você impede que outras pessoas sejam assaltadas ou sofram violência. Esconda-se da visão dos assaltantes e comunique, à polícia, o endereço correto e demais informações pertinentes. Por exemplo, diga, ao 190, detalhes como roupas e características físicas dos criminosos.

Lembre-se que essas dicas são válidas somente se você estiver em segurança e fora do alcance visual dos assaltantes.

Busque os serviços de uma empresa de segurança privada

Não basta só tomar precauções durante o assalto, é necessário fazer o máximo possível para evitar que esse crime ocorra. Alguns cuidados comuns são:

  • Não mexer em dinheiro em locais públicos;
  • Evitar usar o celular na rua;
  • Segurar bolsas e mochilas de maneira firme e junto ao corpo;
  • Frequentar apenas lugares bem iluminados e com algum tipo de segurança;
  • Evitar andar sozinho por ruas e locais muito vazios e afastados;
  • Ficar atento a movimentações suspeitas na rua de sua casa ou trabalho;
  • Não permitir que prestadores de serviço que você não contratou entrem na sua residência;
  • Pedir que um vizinho cuide de sua casa quando você estiver fora por alguns dias.

Além disso, você protege a sua vida com mais eficiência quando contrata os serviços de uma empresa de segurança privada. Com a Macor, é possível ficar mais tranquilo, pois são 27 anos de experiência e liderança nesse segmento.

Com profissionais qualificados, oferecemos soluções de Segurança Pessoal (para você e sua família) e Segurança Patrimonial (para sua residência e empresa).

Desenvolvemos projetos personalizados para a realidade e necessidade de cada cliente e contamos com tecnologia de ponta para colocá-los em prática. 

A Macor, também, garante proteção contra assaltos com a instalação de câmeras e alarmes. Com acompanhamento 24h, central de monitoramento blindada, armazenamento na nuvem e aplicativo próprio, é possível verificar movimentações suspeitas na sua casa e agir rápido. Para proteger veículos dos assaltos, a empresa oferece Rastreamento Veicular de carros, motos e caminhões, também com monitoramento 24h e prevenção de sinistros.

Para saber mais informações sobre essas e outras soluções em segurança privada, visite o site.

Solicite um orçamento agora mesmo e confira nossas redes sociais (Facebook, Instagram e LinkedIn).

Post anterior
Quais os principais fatores que contribuem para a criminalidade em lojas?
Próximo post
Os equipamentos que você precisa pensar no momento de proteger sua casa ou empresa
Nenhum resultado encontrado.