Roubo de defensivos agrícolas: como se prevenir

Para quem trabalha no campo, são diversas as preocupações que surgem ao longo dos dias: seja o clima, que pode afetar toda uma plantação; a gestão dos funcionários e, agora, o roubo de defensivos agrícolas.

O mercado de defensivos agrícolas é um dos que mais crescem no país. Só no primeiro semestre de 2022, foram movimentados cerca de R$34 bilhões de reais devido aos mais de 740 milhões de hectares preenchidos no Brasil; mais de 2 milhões de hectares a mais em relação ao ano de 2021, representando um crescimento de cerca de 18% no setor.

Grupos se especializam no roubo de defensivos agrícolas

Com tanto crescimento, isso chamou atenção de grupos que se especializaram no roubo dos defensivos agrícolas pelo país. Ainda que faltem estatísticas oficiais que meçam a quantidade desses roubos, é comum ver nos jornais e portais de notícias casos como esses.

No Mato Grosso do Sul, um dos maiores polos agrícolas do país, a Polícia Federal deflagrou em 2019 uma operação chamada Fim da Linha. A operação foi necessária por conta da ação de uma organização criminosa, especializada no roubo de defensivos agrícolas. Esta agiu em, no mínimo, 11 fazendas da região, trazendo um grande prejuízo; afinal, apenas 2 milhões de reais em cargas foram recuperados pela ação da polícia.

Com o tempo, essas quadrilhas se tornaram mais organizadas, com maior poder de ação e atacam independente do tamanho da propriedade. Os grupos se aproveitam da fragilidade da segurança de grandes e até pequenas fazendas, checando anteriormente os pontos fracos e sabem exatamente onde e quando podem agir.

Chegam armados e, além do roubo dos defensivos agrícolas, eles impõem medo não só aos funcionários, mas ainda às famílias que morem nas propriedades.

Para impedir que a sua propriedade seja uma das atingidas, é preciso investir em prevenção. Neste artigo, vamos te mostrar alguns dos caminhos que podem ser seguidos para aumentar a segurança do seu patrimônio.

Boa leitura!

Crescimento desses tipos de roubos e medidas de segurança que podem ser adotadas

Como dissemos anteriormente, prevenir é a melhor solução para que você não seja alvo desse tipo de ação. Uma das primeiras soluções nas quais você pode investir é a segurança patrimonial.

Ainda que sua propriedade tenha grandes dimensões ou mesmo que você seja um pequeno produtor, qualquer roubo pode causar grandes prejuízos. Com uma segurança patrimonial a sua disposição, o objetivo será sempre cumprido: reduzir as chances de perdas e riscos.

Além disso, a segurança patrimonial serve não só para proteger seu patrimônio, mas ainda um dos seus bens mais preciosos: a vida de seus funcionários e da sua família. Para isso, os profissionais que atuam na segurança patrimonial vão gerir o seu controle de acesso, rondas e análise de riscos e monitoramento da sua propriedade.

A Macor oferece esses e outros serviços de proteção personalizada. Independente do tamanho da sua propriedade, nós fazemos um estudo completo para garantir a qualidade e a entrega do serviço. Você pode conferir aqui como funcionam as nossas soluções em segurança patrimonial.

Junto à segurança patrimonial, ainda existem as soluções em tecnologia customizada para o seu tipo de negócio. Sistemas de CFTV e Alarmes armazenam dados em nuvem sendo disponibilizados em qualquer aparelho eletrônico, assim você pode viajar com tranquilidade mantendo sempre um olho na sua propriedade.

Outra solução é a isca de cargas que pode ficar junto aos seus defensivos agrícolas. Esse dispositivo leve e compacto facilita a localização das cargas em casos de emergência.

Para uma solução completa, você pode optar também pela escolta armada de defensivos agrícolas. Se você tem algum receio com esse tipo de proteção, saiba que a ideia é sempre prevenir acidentes e prejuízos para o seu negócio.

Portanto, dentre os serviços que uma escolta armada fará por você, eles vão além do uso de força ou do armamento utilizado, fala muito mais sobre a seriedade dos agentes, e da inteligência aplicada em cada operação.

A escolta armada de defensivos agrícolas, ou de qualquer outra carga que você desejar, é feita por uma equipe treinada, com armamento moderno e constantemente revisado, em veículo próprio e com sistema de monitoramento que se comunica diretamente com a empresa de segurança.

Todo o sistema é pensado conforme a sua necessidade. São verificados todos os detalhes da rota, a quantidade de agentes necessária e até os tipos de veículos que serão necessários conforme a complexidade da operação.

Conheça mais sobre esse serviço clicando aqui.

Contrate uma empresa especializada com mais de 27 anos de mercado

Agora que você já conhece as possíveis soluções que podem ser aplicadas no seu negócio, é preciso entender que elas devem ser geridas por uma equipe especializada e qualificada para o que faz. Afinal, seu investimento deve ser valorizado em todos os aspectos.

Para a sua segurança, confira primeiro todos os registros da empresa que operará esses serviços para você. Ela deverá estar de acordo com a lei. Além disso, o ideal é prezar por uma empresa que já possua uma estrutura moderna, com funcionários treinados e capacitados rotineiramente.

Com mais de 27 anos de tradição no mercado, a Macor é a empresa de escolta armada mais escolhida por negócios dos mais diversos setores de atuação. São mais de R$300 milhões em cargas protegidas todos os anos. Somente nos serviços de escolta armada, são mais de 5 mil empresas que confiam suas cargas aos serviços da Macor.

A Macor possui todas as certificações necessárias para as operações que oferece. Como exemplo, através da portaria 0346 de 20 de abril de 1998, a Macor segurança foi autorizada pela polícia federal a exercer a atividade de vigilância privada em todo estado de São Paulo.

Já através da portaria 0962 de 6 de julho de 1999, a Macor segurança foi autorizada pela polícia federal a atuar de sua matriz e liais para todo Brasil.

Não espere acontecer algo para investir na segurança do seu negócio. Entre em contato com nossa equipe de especialistas clicando neste link. Ouviremos sua demanda para pensar juntos na melhor solução para a sua necessidade.

Post anterior
Condomínio inteligente: veja como ter mais segurança com a ajuda da tecnologia
Próximo post
Como evitar arrastões em prédios e condomínios
Nenhum resultado encontrado.