Segurança pessoal: dicas para você se proteger no dia a dia

Se existe algo que une brasileiros e brasileiras é a insatisfação crônica com a falta de segurança que se faz presente no nosso dia a dia. Ano após ano, a percepção acerca desse fenômeno mudar, não acontece, infelizmente.

Por conta disso, o Grupo Macor preparou o artigo a seguir com uma série de dicas para uma segurança pessoal mais eficaz.

Desse modo, se você deseja aprender mais sobre o assunto, permaneça conosco e não deixe de acompanhar o artigo a seguir com diversas dicas para você se proteger. Confira!

Dicas gerais

De modo geral, é muito útil exercitar uma visão mais ampla. Tal como um efeito panorâmico de uma câmera que capta todo o ambiente, essa visão é aquela capaz de visualizar toda a situação na qual você se encontra.

Assim, nunca tire a atenção do mundo a sua volta, tal como ficar muito tempo revirando a bolsa ou a carteira em um ambiente público. Criminosos são treinados em identificar situações de distração e agem no momento exato para não serem percebidos.

Outras dicas para você se proteger podem ser exemplificadas, tais como:

  • Evite deixar escapar algum aspecto da sua rotina em uma conversa com um desconhecido;
  • Tenha fácil acesso, ou memorizado, contatos para eventuais emergências;
  • Fique atento aos golpes virtuais, que são cada vez mais comuns. Nunca forneça informações pessoais em e-mails, aplicativos ou formulários fora de um canal oficial.

Dicas de segurança na rua

Atenção ao que se passa ao redor é indispensável sempre que se sai à rua. No mais, as principais dicas de segurança na rua são:

Prefira um caminho seguro

Evite pegar atalhos ou caminhos desertos onde você sabe que pode encontrar de cara com um bandido. É sempre mais sábio optar por um caminho mais longo, porém seguro e movimentado, do que se arriscar a ficar à mercê da vontade de um criminoso.

Evite expor os aparelhos eletrônicos

Aparelhos como celular, tablets, notebooks, devem ser evitados ao máximo a sua exposição em público. Atualmente, um dos objetos mais roubados é o celular, que além possuir um valor material, também é onde guardamos grande parte dos aspectos importantes de nossa vida, incluindo o acesso facilitado a aplicativos bancários.

Crie estratégias

Existem diversas estratégias para se evitar sofrer com a criminalidade. As mais comuns são a alternância de rotas diárias, o que faz com que você não seja uma figurinha marcada em determinado local e hora, e outras mais inusitadas, como a aquisição de um celular antigo ou uma carteira falsa para entregar ao ladrão em uma situação de assalto.

Saiba como agem os bandidos

Com esses índices alarmantes de violência, não seria absurdo dizer que vivemos em constante tensão. Sendo isso exagero ou não, o melhor a se fazer é conhecer o inimigo. Todos sabemos, porém não custa relembrar, que farol fechado de noite, estacionamentos vazios, deixar bens valiosos a vista no carro fechado, são situações chamariz para bandidos.

Nunca reaja a um assalto

Embora seja difícil manter o sangue-frio em uma situação onde todo o nosso esforço está sendo tomado de nós por um criminoso, a prioridade sempre será a preservação da vida, que é nosso bem mais valioso. Por isso, não reaja a um assalto, pois o criminoso pode estar armado e um único disparo pode ser fatal. 

Dicas de segurança no transporte público

As principais dicas para você se proteger e se manter seguro durante uma viagem de transporte público são:

  • Evite pontos de ônibus isolados onde você tenha que ficar sozinho;
  • Tente não dormir;
  • Prefira não usar fones de ouvido, ou os use com volume baixo;
  • Mantenha a bolsa ou mochila sempre à vista, de preferência no colo ou na parte da frente do corpo;
  • Separe o dinheiro antes de entrar no ônibus;
  • Sente-se perto do motorista ou cobrador em caso de ônibus vazio;
  • Comunique-se, se possível, com o motorista em caso de algum sinal de anormalidade;

Dicas de segurança em casa

Por mais que a nossa casa seja o nosso ambiente, o lugar onde nos sentimos mais seguros no mundo. No entanto, não podemos facilitar no momento em que chegamos a nossa casa, justamente por ser esse um dos momentos em que os bandidos também estão de tocaia esperando qualquer falha.

No mais, as principais dicas para você se proteger e manter a segurança em casa são:

  • Não receba estranhos, sejam vendedores ou técnicos desautorizados;
  • Adquira um sistema de monitoramento com câmeras e alarmes;
  • Mantenha sempre uma luz acesa quando fora de casa;
  • Cuidado com a chave reserva, em algumas situações pode ser usada por bandidos;
  • Adote um cão ou utilize placas indicando a presença de um;
  • Tenha cercas elétricas e ou de arame farpado para proteção dos muros;
  • Mantenha o quintal com a grama bem aparada, caso ele seja visível.

Contrate empresas especializada em segurança

No mais, é sempre bom lembrar que o trabalho de um profissional é imprescindível para se ter a certeza que há um trabalho bem feito sendo realizado.

Desse modo, não deixe de entrar em contato com uma empresa especialista em segurança como o Grupo Macor, que oferece soluções em segurança pessoal, patrimonial e eletrônica, visando garantir mais segurança para você e sua família.

Só um grupo que está desde 1995 no segmento da segurança privada, pode oferecer um serviço de qualidade para a população brasileira.

Gostou das dicas para se proteger e quer saber ainda mais sobre esse e diversos outros temas correlatos? Acesse o nosso site, navegue pelo nosso conteúdo e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Post anterior
Como evitar arrastões em prédios e condomínios
Próximo post
Corpo de Bombeiros – Laudo de Exigências nº LE-00511/18 DGST
Nenhum resultado encontrado.