Como é feito o planejamento do serviço de escolta armada

A escolta armada é um trabalho muito importante, há um intenso planejamento do serviço para que as operações tenham sucesso. Nesse sentido, empresas envolvidas possuem especificidades, junto aos profissionais e método de trabalho.

A escolta permite o deslocamento em segurança de cargas e pessoas que precisam desse tipo de proteção. Por isso vamos falar neste post sobre esse trabalho e como é o planejamento por trás dele. Acompanhe!

O que é a escolta armada?

O papel da escolta armada é a proteção de cargas e também das pessoas envolvidas no transporte como um todo. Por meio de uma equipe qualificada, são assegurados embarque, descanso e desembarque da carga até que esteja em local seguro.

A ideia é dar um suporte preventivo e estar preparado para ação caso haja necessidade. É o tipo de trabalho executado apenas por empresas qualificadas e autorizadas pela Polícia Federal e em dia com suas obrigações.

Como acontece o treinamento dos vigilantes?

Os vigilantes normalmente são profissionais com experiência em vigilância patrimonial. Possuem o acréscimo de especialização na escolta armada, por meio de cursos de extensão.

Além disso, são recomendados cursos de reciclagem para aqueles que atuam na área. Antes de atuar, eles recebem avaliação rigorosa, onde é confirmado se estão aptos a agir corretamente em situações de crise na segurança, são profissionais treinados e capacitados tecnicamente para ocorrências de diversos gêneros.

A manutenção dos equipamentos e veículos

Outro ponto importante nesse trabalho é a atenção para com a frota e a qualidade dos veículos. São realizadas manutenções preventivas, que visam garantir o bom desempenho da frota durante as operações.

Além disso, são verificados itens antes da operação, como no caso das armas, para que não se tenha nenhum risco para os envolvidos no trabalho. Afinal, os veículos e armamento são recursos fundamentais para um bom trabalho de escolta .

O planejamento do percurso e análise dos riscos do serviço de escolta armada

Além de profissionais capacitados, armamento e veículos com desempenho garantido e tecnologia de rastreamento satetilal embarcada, também é preciso atenção para o percurso. Durante a realização de uma escolta não há margem para improvisos, todo o percurso é previamente traçado e monitorado em tempo real com comunicação constante entre o Núcleo de Operações e os profissionais empenhados nas missões.

Não há desvio daquilo que foi mapeado para servir de trajeto. Isso porque ajuda a garantir a segurança, já que há planejamento dos potenciais riscos desse trajeto e preparação para quaisquer crises de segurança no percurso, planos de ações e inúmeras tomadas de providências de acordo com cada ocorrência se necessário for.

As certificações necessárias para esse tipo de empresa

As empresas que optam por oferecer esse serviço precisam estar atentas a autorizações específicas, como:

  • Autorização por parte da Polícia Federal para executar a operação;
  • Autorização para uso de arma de fogo;
  • Treinamento de tiro em plataforma;
  • Conhecimento para desempenhar direção defensiva tática;
  • Comunicação via rádio comunicador;
  • Gerenciamento de crises de segurança.
  • Veículos equipados com sistema de rastreamento satelital e de passagem automática em praças de pedágios.

Sem essa capacitação a empresa pode ser rejeitada para o trabalho, além de seguradoras negarem a proteção da carga sem esse suporte qualificado.

Essa é a realidade por trás de operações que os leigos apenas acompanham de longe. Lembrando que a escolta seguirá os inúmeros procedimentos de segurança e necessidade em torno da prevenção da carga e do transportador.

Agora é mais fácil entender como é feito o planejamento do serviço de escolta armada e o quão importante é esse trabalho.

Todos os detalhes e requisitos, seja em relação aos veículos ou profissionais, garantem o bom desempenho das operações, chegando ao destino com segurança.

Aproveite e leia também no Blog da Macor: Quais os benefícios da Escolta armada blindada para empresas?

Post anterior
O que é a Segurança Patrimonial e como ela atua?
Próximo post
Segurança Patrimonial e a relação com o aumento das vendas on-line
Nenhum resultado encontrado.

3 Comentários. Deixe novo

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.