Como melhorar o controle de acesso e a segurança em sua empresa

Sendo considerados uma grande preocupação nas diretorias das empresas, os sistemas de segurança sempre são debatidos nas pautas de reuniões pelo enorme risco de não se ter um controle de segurança adequado na organização. Além da segurança, instalar sistemas de controle de acesso impedem que pessoas indesejadas entrem no local, preservando a integridade dos colaboradores e prestadores de serviços.

Os sistemas de segurança são tecnologias voltadas para a segurança interna e externa do local de trabalho. Normalmente, são políticas que visam à proteção do patrimônio e das pessoas que rondam o estabelecimento. Existem vários meios de proteger o ambiente contra eventuais casos de roubo ou furto. Vamos citar detalhadamente para que você possa entender:

Câmeras de segurança

As câmeras de segurança oferecem múltiplas vantagens a seus contratantes. Trata-se de câmeras instaladas em vários ambientes do local. Elas são ligadas a uma central de monitoramento onde profissionais ficam atentos a tudo o que ocorre. Entre principais vantagens estão:

Inibir furtos e roubos

Muito da receita da empresa é perdida por causa de furtos e roubos que acontecem dentro do local de trabalho, ou por clientes ou pelos próprios funcionários. Tal risco é reduzido com a adoção de câmeras instaladas em locais estratégicos. Quando um funcionário ou cliente sabe que está sob vigilância, ele prefere, por muitas vezes, não assumir nenhum risco.

Monitorar o fluxo do trabalho para segurança em sua empresa

Por meio das câmeras, você pode ver o que está sendo feito mesmo sem estar no ambiente de trabalho. Dá para saber o que seus funcionários estavam fazendo e se estavam executando seus serviços da forma correta.

Menos ações judiciais

Com a instalação de câmeras é possível se obter a verdade sobre funcionários que alegam estarem sofrendo intercorrências em seu local de trabalho, por exemplo. A adoção dessas medidas ajuda a diminuir o índice de ações judiciais.

Alarmes e sensores de presença para segurança em sua empresa:

Os sensores de presença são pequenos aparelhos, colocados discretamente nas paredes ou no teto do estabelecimento, que identificam o movimento dentro de um determinado alcance. Quando ele detecta algum movimento, aciona um disparador que liga o alarme. É ótimo mantê-lo ligado durante a noite. Um dos maiores benefícios é que eles têm uma segurança mais reforçada em relação às câmeras. Se algum indivíduo tentar algo, logo ele é inibido pelo alarme.

A fim de garantir um grau ainda maior de segurança para o seu negócio, você pode solicitar a contratação de vigilantes para sua empresa. A segurança privada é um segmento que deve ser tratado como umas das prioridades da empresa.

Alguns dos seus principais benefícios são: diminuição de ações criminosas, sensação de segurança e bem-estar para seus clientes (e entre os próprios funcionários) e ajuda no controle de acesso de pessoas ao estabelecimento.

Esse conjunto de ações engloba serviços voltados aos sistemas de segurança que a empresa deve adotar tanto para proteção da própria vida quanto para proteção do patrimônio do negócio. Se bem empregados, agregam valor e trazem uma ótima sensação de segurança para quem transita no estabelecimento.

Além dos sistemas de segurança, é muito importante que se preze pelos controles de acesso. São políticas voltadas para quem irá acessar o local: uma forma de saber quem está entrando ou quem está saindo. Esse serviço possui diversas maneiras de ser realizado, podendo ser físico ou digital. É muito importante que o empresário se atente à qual atende melhor a sua necessidade específica.

O controle físico consiste em ter alguém realizando o controle da entrada de pessoas, autorizando somente funcionários e colaboradores. Esse é o meio mais comum, pois o custo para mantê-lo é menor. Normalmente, o responsável pela portaria está em constante contato com as demais áreas, a fim de liberar a pessoa específica para onde ela pretende ir.

Os controles digitais funcionam com digitação de senhas ou com acesso pela biometria. São meios mais automáticos e tecnológicos que inviabilizam a entrada de qualquer pessoa que não esteja credenciada.

Entre os principais tipos de tecnologias de controle de acesso estão:

Identificação por senha: a entrada é liberada por meio da digitação da senha de segurança criada individualmente pelos funcionários da empresa;

Reconhecimento facial: é um dos principais meios de controle de acesso existentes, por conta da segurança que ele oferece. O colaborador é reconhecido automaticamente a partir do momento em que olha para a câmera. Após leitura da sua face, a entrada é liberada. Esse tipo de tecnologia lê as características físicas da pessoa e cruza as informações com as inseridas no banco de dados da empresa;

Biometria: meio mais comum utilizado pelas empresas. Consiste na leitura da digital, analisando as articulações e chocando com as informações inseridas na empresa. É um dos meios mais seguros. Ele consegue reduzir os níveis de fraude da companhia em até 99%.

São muitos os benefícios existentes ao instalar o controle de acesso na sua empresa. Entre eles podemos citar redução de custos, maior segurança e privacidade nos dados confidenciais da organização e de seus colaboradores. Além disso, com ele é possível otimizar o tempo.

Existem muitos riscos aos quais estamos expostos em nosso dia a dia. Os índices de criminalidade só sobem a cada dia que passa e, por isso, a necessidade de utilização de controles de acesso na empresa é ainda maior, até para conseguir manter a organização.

Também é muito importante pensar na segurança logística. A forma como o produto sai da empresa e outros materiais entram também faz parte dos sistemas de segurança que devem ser adotados.

Uma forma de mitigar esse risco é adotando controles de inventário, tanto para o que entra quanto para o que sai.

Por questões de necessidades, para que tudo seja devidamente aplicado, você pode contratar uma empresa terceirizada que ficará responsável pela segurança e os controles internos. Sempre procure por informações ou empresas especializadas, como o Grupo Macor, que vão ajudá-lo a embasar a sua decisão.

Gostou do artigo? Aproveite e veja outros artigos no Blog da Macor!

Post anterior
A importância da escolta armada para a segurança de cargas
Próximo post
Recuperação de cargas roubadas e o uso de isca de cargas
Nenhum resultado encontrado.