Avanços tecnológicos do setor da segurança privada em 2021

Para que consigamos nos defender, nossas tecnologias devem estar um passo à frente da sofisticação dos criminosos, que estão cada vez mais criativos. Infelizmente, nem sempre as forças de Segurança Pública conseguem conter as ações contra a integridade física e patrimonial da população. Por esse motivo, as pessoas tem buscado cada vez mais por soluções alternativas de proteção pessoal no setor da segurança privada.

Pensando nisso, reunimos neste artigo diversas opções de prevenção e combate à violência que são novidades no mercado da segurança privada para que você possa se proteger com o que há de mais moderno e efetivo no setor. Confira abaixo!

Novidades no setor de Segurança Privada

O setor da segurança privada e patrimonial é um dos que mais atrai investimento no país e isso acontece em razão da alta nas taxas de criminalidade. Ano após ano, a tecnologia aplicada para a segurança avança consideravelmente, tendo versões mais simples, como fechaduras modernas, até sistemas de biometria e scanner de íris. Vejamos algumas das mais recentes novidades do ramo:

Vídeo Analytics

O monitoramento de vídeo já não é novidade na área de segurança e vigilância patrimonial. O diferencial do Vídeo Analytics é a capacidade de analisar padrões de comportamento e rastrear somente o que ele foi programado para detectar, por exemplo: atualmente o monitoramento de vídeo é realizado por operadores que monitoram diversas câmeras ao mesmo tempo, que transmitem imagens em tempo real. Por causa do excesso de trabalho, algumas coisas acabam passando pelos monitores sem que os responsáveis notem. No monitoramento feito por Vídeo Analytics, a câmera pode detectar sozinha uma alteração no padrão e já notificar os operadores, que já conhecem os parâmetros e podem tomar providências. Pode ser uma pessoa com movimentação suspeita, um veículo passando em local proibido, entre outras coisas. Padrões que, em monitoramento de vídeo convencional, poderiam passar despercebidos. Isso é possível por causa do software que é programado para identificar mudanças nos padrões que são previamente estabelecidos.

Portaria Virtual

Com a utilização de câmeras, equipamentos integrados, sensores de presença e sistema de voz, a portaria virtual é conectada via internet com uma central, não necessitando de um porteiro fisicamente no local. Pela central de monitoramento, toda a movimentação do condomínio é controlada por uma equipe treinada. Caso haja queda de energia, a portaria é equipada com baterias próprias para que seu funcionamento não seja interrompido. O acesso de pessoas autorizadas é feito via biometria e os visitantes são atendidos pela central, que entra em contato com o referido morador. Toda movimentação fica gravada e armazenada na central e, em caso de emergência, eles também acionam uma equipe de segurança ou as autoridades. No caso de entregadores e prestadores de serviço, existe um protocolo previamente acordado com os moradores e membros do condomínio.

Biometria no setor da segurança privada

Diversos setores vêm aplicando a biometria como forma de identificação e essa é uma tendência na área da segurança privada. Não só na leitura de digitais, outras características como o formato do rosto ou da íris, também servem como formas de identificação pessoal e liberação de acesso. Caixas eletrônicos já aplicam essa técnica, acesso em condomínios e edifícios comerciais, aberturas e portas e até mesmo em veículos. Levando em conta que as digitais são únicas, seu emprego traz muita segurança principalmente quando tratamos de senhas e acesso. As digitais são previamente cadastradas e registradas em um software que é conectado ao leitor. Quando o acesso é tentado, o sistema faz uma comparação dos dados em tempo real, liberando ou não o acesso. O mesmo funciona com as câmeras que realizam a leitura facial e reconhecimento da íris, que necessita de equipamento específico para efetuar o registro e a leitura de acesso.

Câmeras acopladas

As chamadas “bodycams” já são utilizadas pelas forças policiais de diversos países e está em fase de implementação na segurança pública nacional. São pequenas câmeras que são instaladas no uniforme do profissional e sua função é monitorar o comportamento dos mesmos e registrar ocorrências. Isso ajuda a avaliar a postura do vigilante em casos de incidentes e realizar treinamentos e reciclagens para melhorar a equipe.

Super alarme: Além da função básica do alarme, que é alertar a todos sobre uma invasão, existe agora no mercado o Super alarme. Ele é extremamente alto (mais de 100 decibéis) e muito agudo, o que gera nos invasores um efeito psicológico. O choque de um alarme tão alto costuma causar desespero nos criminosos, que tendem a fugir.

Identificação de placas no setor da segurança privada

Existem agora, nas estradas e rodovias nacionais, os chamados “radares inteligentes”. Diferentes dos convencionais, que registram os transgressores por foto, esses radares estão conectados a um software que identifica a placa e consegue saber se o carro está regular, se possui multas e se o motorista é procurado por algum crime. Esse mesmo sistema é muito útil no controle de acesso de veículos onde há grande fluxo, permitindo também sua integração ao mesmo sistema dos radares inteligentes, com o intuito de identificar carros roubados ou relacionados a atividades criminosas.

Fumaça de segurança

É uma máquina de fazer fumaça que é acionada por um sensor de presença. Uma vez ativada, ela cria uma espécie de neblina que impossibilita a visão dentro do ambiente.

Monitoramento por Drone

Esse equipamento vem sendo aplicado em vários setores por causa das suas múltiplas possibilidades. Na segurança, ele é utilizado para monitorar ruas e propriedades de grande extensão.

Cerca Virtual

É um aplicativo que funciona como um localizador e é muito útil para quem tem filhos. Uma área é predeterminada em um mapa e caso a pessoa se afaste dessa área, um sinal de alerta é enviado aos outros aparelhos cadastrados.

Conclusão sobre os avanços tecnológicos do setor da segurança privada

Infelizmente, os motivos que levam aos altos investimentos na área da segurança privada não são bons, afinal a insegurança no país atingiu níveis extremos, o que nos leva a buscar soluções cada vez mais tecnológicas. Para auxiliar a segurança pública nesse combate, as empresas de segurança vem buscando, todos os anos, soluções mais inteligentes e tecnológicas para combater a criminalidade.

Gostou do nosso artigo? Comente aqui o que você achou! Não deixe de acompanhar o nosso conteúdo e nossas novidades!

Aproveite e leia também nosso artigo: Empresa de Segurança Privada: O que é e como funciona

Post anterior
Como proteger sua residência em caso de viagens e final de ano
Próximo post
Projetos personalizados de segurança patrimonial para maior eficiência
Nenhum resultado encontrado.

1 Comentário. Deixe novo

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.