Projetos personalizados de segurança patrimonial para maior eficiência

Por que contar com projetos personalizados de segurança patrimonial?

Segurança patrimonial é um dos aspectos mais sensíveis de um condomínio ou empresa. Independente de trabalhar ou não com mercadorias visadas pela criminalidade, qualquer estabelecimento, – seja ele industrial, comercial, prestador de serviços ou condomínio – é vulnerável à ação de bandidos.

A oferta de equipamentos, como câmeras, é enorme e tentadora. Serviços de segurança também têm uma oferta enorme no mercado. Afinal, segurança é coisa séria e os riscos são enormes.

Mas, como qualquer outro tipo de investimento ou despesa, é aconselhável fazer uma análise muito detalhada antes de escolher uma opção. Afinal, você pode investir e não conseguir os resultados esperados. Não ter segurança.

As câmeras são úteis, indispensáveis. Mas só contribuirão com a segurança da empresa se estiverem inseridas em um conjunto de outras ações e equipamentos.

A segurança patrimonial não pode ser vista como um detalhe.

Quando falamos em segurança, estamos falando de patrimônio e de vidas.

O ponto-chave é: o seu patrimônio tem características únicas. Pode ter muitos pontos em comum com outros, mas é único.

A segurança dele também tem que ser única. Tem que ser adequada as características físicas, ao meio em que está inserido e a dinâmica de movimentação humana e de mercadorias.

Projetos personalizados de segurança patrimonial

Um projeto personalizado de segurança patrimonial requer grande expertise, pois envolve um grupo estratégico de especialistas que vai elaborar um estudo minucioso das vulnerabilidades e riscos da empresa ou habitação e propor as melhores soluções, incluindo um conjunto de equipamentos de última geração, além de definir o perfil de uma equipe de campo com profissionais em treinamentos permanentemente.

O projeto executado pela empresa de segurança começa por um diagnóstico detalhado de análise de riscos, formas de prevenir e minimizar os riscos de roubos e furtos, violência contra pessoas, evitar vazamento ou furto de informações, além de sabotagem. Antecipar e prevenir ocorrências como acidentes e incêndios.

Estabelecer regras para impedir o acesso de pessoas não autorizadas, além de monitorar o fluxo de entrada e saída pessoas, veículos e carga. Possibilidades de invasão são estudadas, pontos cegos identificados e anulados.

Analisando essas informações iniciais começa a ficar definido quais são as necessidades, qual sistema eletrônico específico será indicado e se será necessário construir barreiras em algum ponto das instalações do patrimônio.

Projetos Personalizados

Cada patrimônio tem características únicas, como planta física, instalações elétricas, hidráulicas, estoque, fluxo de mercadorias e de pessoas, pontos fracos e pontos fortes no que se refere a segurança.

Assim, por melhor que seja um equipamento de segurança, se não estiver integrado em um projeto que prevê a segurança como um todo, ele não vai garantir a integridade da empresa e das pessoas que nela trabalham.

Atualmente estão disponíveis no mercado uma gama muito grande de dispositivos como os equipamentos de sistema de vigilância o CFTV – Circuito Fechado de TV, muito utilizados por possibilitar controle de grandes áreas e o que realmente é muito importante, o monitoramento que assegura vigilância imediata com imagens que são acessadas por smartphones, notebooks e tablets, precisando apenas de uma conexão com a internet.

Ainda nesse universo de câmeras existem as mais simples, como as analógicas e equipamentos com câmeras de alta definição e até com infravermelho.

A Segurança como proteção inteligente

O diagnóstico, o planejamento, sistemas tecnológicos e fiscalização compõem a base do sistema de segurança que atua com inteligência integrada, envolvendo treinamento e atualização permanente de todos os envolvidos.

Os profissionais necessários para o funcionamento da segurança, assim como os equipamentos e as instalações necessárias serão providenciados com a assessoria da empresa de segurança, como é o caso do Grupo Macor, que conta com mais de 25 anos de tradição.

O cliente atuará em parceria com os técnicos em segurança na escolha, contratação e treinamento dos profissionais que irão garantir que o projeto seja implantado corretamente e corresponda as expectativas de eficiência.

Profissionais especializados devem ser contratados para fazer a instalação de todo o conjunto de equipamentos eletrônicos do sistema.

Estes profissionais são portadores de certificação assegurando que possuem o conhecimento técnico necessário para executar serviços de alto nível com total confiabilidade.

Deve ser feito um agendamento de manutenção preventiva para o melhor desempenho dos equipamentos. A mesma equipe, por estar familiarizada com os equipamentos será responsável por executar manutenção corretiva quando algum equipamento apresentar falha.

Tudo planejado e preparado para a identificação de potenciais ameaças externas, internas ou cibernéticas.

Novas tecnologias são importantes recursos quando pensamos em segurança. No planejamento do conjunto de recursos eletrônicos, técnicos se mantêm atualizados no que existe de mais avançado em tecnologia, mantendo o projeto inicial permanentemente atualizado.

Revisão de comportamentos e rotinas

Práticas e hábitos já incorporados por todos, como determinadas entregas, devem ser repensados e alterados radical e periodicamente, pois representam uma fonte de quebra de segurança.

Pessoas mal intencionadas podem observar esses hábitos e planejar ações criminosas que passam desapercebidas, por parecerem “habituais”.

Prevenir

Através do monitoramento e vigilância é possível perceber ocorrências suspeitas logo no início e impedir rapidamente que se concretize. Elementos da equipe de segurança atuam em conjunto, com funções específicas: um profissional liga para a polícia e autoridades de segurança, enquanto outros elementos se dirigem para o local em pronta-resposta, frustrando a ação criminosa.

Prevenir ocorrências é a principal função do Projeto personalizado de segurança patrimonial que quando bem-sucedida minimiza os esforços dos outros componentes da segurança. Basta fazer bom uso dos equipamentos de monitoramento e vigilância definidos pelo planejamento.

A agilidade é outro fator para evitar ocorrências. Se for percebida uma atitude suspeita em qualquer ponto das instalações da empresa, ela pode ser frustrada pela presença dos seguranças, ou da polícia que foi informada prontamente.

A segurança do entorno nos projetos personalizados de segurança patrimonial

Antes de entrar ou sair das instalações do patrimônio as pessoas ficam vulneráveis ao que acontece do lado de fora, pois se não tem segurança, estão à mercê de bandidos.

A falta de iluminação, calçadas, paredes e asfalto em estado precário, lixo e entulho acumulado nas proximidades, vegetação que se espalha sem controle são alguns dos pontos que podem contribuir com a falta de segurança.

Quando é contratado o projeto personalizado de segurança patrimonial, todo o entorno é exaustivamente analisado, levantando todas as hipóteses de ações de bandidos bem como os recursos necessários para que se torne uma região mais segura.

Muito pode ser feito pela segurança do seu patrimônio e das pessoas que nele transitam. Basta planejar.

Aproveita e leia também no Blog da Macor: Avanços tecnológicos do setor da segurança privada em 2021

Post anterior
Avanços tecnológicos do setor da segurança privada em 2021
Próximo post
AUTO DE VISTORIA DO CORPO DE BOMBEIROS AVCB Nº 472097
Nenhum resultado encontrado.

1 Comentário. Deixe novo

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.