Vizinhança colaborativa: conheça a iniciativa de segurança entre moradores do mesmo bairro

Você sabe o que é vizinhança colaborativa? Conhece os benefícios que essa atividade traz para a sua região? Por mais que não seja tão divulgada, esse tipo de prática pode ser determinante para que todos os moradores do local se sintam mais seguros.

Infelizmente, nem sempre podemos contar com a presença das autoridades de segurança por perto, e isso acaba sendo um dos fatores cruciais para o problema de segurança que enfrentamos no país hoje. Porém, a vizinhança colaborativa busca abrandar essa questão.

Utilizando a colaboração dos moradores da região, é possível diminuir consideravelmente os índices de criminalidade do local. Quer descobrir como? Confira em nosso artigo!

O que é vizinhança colaborativa?

Vizinhança colaborativa nada mais é do que a união dos moradores de uma região para aumentar a segurança do local. Isso acontece por meio da contratação de uma empresa especializada, que fará a instalação e monitoramento de câmeras e outros equipamentos que julgar ser necessário, podendo contar até mesmo com a presença física de agentes de segurança.

A contratação de um serviço do tipo não é barata se feita individualmente, contudo, não é isso que acontece. Com um grupo se unindo para realizar tal investimento, o valor pago por cada um será muito menor.

As câmeras instaladas por uma empresa especializada podem ser acessadas por todos os moradores do local, por exemplo. Para isso, basta utilizar a plataforma indicada por quem instalou, e utilizar um login e senha criados pelos desenvolvedores do app.

Dessa maneira, caso aconteça algum imprevisto, ou alguma emergência acabe sendo notada, é possível alertar aos outros moradores do local onde você vive. Isso aumenta a segurança de todos, e ajuda a evitar situações delicadas.

Além disso, as gravações podem ser utilizadas para casos de investigação, e ainda podem resolver maus entendidos na região. Um ponto a ser destacado aqui é que, além das regiões menores, também é possível aproveitar as vantagens em bairros de maior escala.

Contudo, é necessário um pouco mais de empenho para que isso aconteça, já que mais pessoas estarão envolvidas. Contar com o representante do local, ou ainda uma instituição que atue na região, para organizar essa questão, pode ser um grande diferencial.

Benefícios dessa iniciativa

Além do óbvio benefício do aumento da segurança, é possível destacar uma série de vantagens que a vizinhança colaborativa traz para o dia a dia das ruas que as adotam. Confira abaixo os principais benefícios que essa prática pode trazer para o dia a dia da comunidade.

Compartilhamento de arquivos

Para os usuários que contratam empresas que prestam um serviço mais moderno, saiba que é possível contar com as filmagens enquanto se acessa a internet. Isso também permite que os usuários da plataforma consigam conversar entre si pelo local.

O compartilhamento de arquivos, como fotos e vídeos, que mostram possíveis suspeitos de roubos, podem ser feitos de maneira simples, para garantir que a tragédia seja evitada. A segurança começa por meio da acessibilidade.

Acesso às gravações na internet

Como dissemos, hoje, é possível acessar todas as gravações pela internet, o que torna toda a situação mais acessível. Além disso, algumas empresas, mais modernas, também disponibilizam as filmagens em nuvem. Mas o que isso significa?

Quando falamos que algo está gravado na nuvem, estamos falando que qualquer pessoa com conexão à internet, consegue assistir ao conteúdo. Além disso, não em alguns casos, não é necessário nem mesmo baixar o vídeo, bastando apenas dar o play e aproveitar.

Aumento da segurança local

Por mais que a presença de uma câmera não vá acabar de fato com os furtos e assaltos da região, ela acaba inibindo a atuação de criminosos na região. Além disso, graças às filmagens, é possível identificar os culpados pelos crimes cometidos.

Dessa maneira, é possível contar com um aumento da segurança no local, que acaba sendo o grande objetivo de se contar com uma vizinhança colaborativa. No fim, esse acaba sendo o benefício mais importante da nossa lista.

Como implantar em meu bairro?

Apesar de ser possível os próprios moradores comprarem as câmeras e fazerem a instalação, essa não é a solução mais recomendada. Aqui, o mais indicado é que a instalação dos serviços seja feita por uma empresa especializada no ramo.

Por isso, o primeiro passo para implantar as medidas em seu bairro é que os moradores se reúnam para procurar por uma empresa que presta tal serviço. Hoje, os valores são acessíveis, e as soluções estão cada vez mais tecnológicas.

Utilizar uma empresa para isso é melhor por conta da experiência que tais empreendimentos já têm no ramo. As empresas estudam os locais exatos onde colocar as câmeras, fora do ponto de vista de pessoas mal-intencionadas.

Além disso, por já terem experiência no ramo, é mais simples eliminar possíveis pontos cegos, já que é montada uma estratégia para acabar com esse problema. Dessa forma, a segurança de todos, em todos os ângulos possíveis, acaba aumentando.

Após escolher a empresa, uma boa dica para garantir que as imagens sejam acessadas por todos, de maneira simples, é checar se é possível acompanhar as câmeras por meio da internet. Hoje, empresas mais modernas já disponibilizam esse serviço.

Além disso, as empresas de segurança podem oferecer também outros serviços, como é o caso da segurança patrimonial dos imóveis, monitoramento com agentes de segurança, realizando rondas pela região, entre outras soluções.

No mais, essas são as medidas necessárias para implementar a vizinhança colaborativa no seu bairro. Após isso, é só começar a aproveitar a comodidade e a segurança que as câmeras trazem para o dia a dia da sua vizinhança.

Vizinhança colaborativa é benéfica para todos

Como vimos no decorrer do artigo, a vizinhança colaborativa é benéfica para todos, sendo uma excelente maneira de aumentar a segurança do seu bairro de forma efetiva. Porém, é necessário que exista um grande esforço coletivo para isso.

Unir vizinhos que não se dão bem, para melhorar a segurança de todos, é essencial, por isso deixar as brigas antigas de lado é essencial. No fim, todos só querem viver uma vida tranquila, sem a necessidade de se preocupar com roubos.

Os valores atuais não são altos, a tecnologia ajuda a tornar os serviços mais acessíveis e os benefícios, como vimos, não são poucos. Hoje, não existe mais desculpas para não adotar a vizinhança colaborativa em seu bairro.

Gostou do conteúdo? Então não deixe de acessar o nosso site para conferir mais material da nossa equipe. Venha conhecer.

Post anterior
Segurança predial: A importância de um bom planejamento
Próximo post
Roubo de carga no Brasil: uma visão geral do problema
Nenhum resultado encontrado.