Quais os benefícios da terceirização de serviços de facilities?

A terceirização de serviços se tornou um processo extremamente comum entre as empresas no mercado atual. Isso porque essa atividade evita que a empresa gaste muito mais para implementar um processo ou até mesmo um setor dentro do seu negócio, sendo que a corporação pode simplesmente contratar esses serviços de empresas especializadas.

E nesse quesito, podemos perceber os inúmeros benefícios de contratar serviços de facilities terceirizados. Isso porque se tratam de atividades importantes, mas que não exigem, necessariamente, que um setor interno na empresa seja criado. Logo, sua principal função é oferecer mais comodidade às empresas, especialmente aquelas que buscam por mais dinamismo.

Deseja saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e saiba por que sua empresa deve investir na terceirização de facilities hoje mesmo!

Afinal, o que é facilities?

Primeiramente, o termo facilities conceitua os serviços que são oferecidos às empresas, como os de limpeza, zeladoria, manutenção, e entre outros tipos de pequenos serviços que são demandados nos negócios. Em outras palavras, as facilities são aquelas pequenas atividades que acontecem todos os dias, e são cruciais para a condução das atividades da empresa.

Popularmente conhecida como área de serviços gerais, essas atividades são extremamente importantes para o trabalho diário dos colaboradores dentro de suas corporações, uma vez que esses tipos de serviços oferecem mais qualidade de vida, segurança, higiene e organização nas atividades internas.

Sendo assim, de acordo com a ISO (Internacional Organization for Standardization) os serviços de facilities são uma atividade de cunho organizacional, que busca integrar processos, pessoas e lugares, com o simples objetivo de melhorar ainda mais a qualidade de vida dos colaboradores, e logo, da produtividade da corporação.

Em geral, podemos classificar alguns tipos de serviços de facilities, por exemplo:

  • Paisagismo e jardinagem;
  • Telefonia e recepção;
  • Intra logística;
  • Conservação e limpeza;
  • Organização;
  • Entre outros.

6 benefícios da terceirização de serviços de facilities

Agora que você já sabe o conceito e a importância das facilities para as empresas, confira a seguir os principais benefícios e vantagens que uma corporação consegue obter com o investimento nesses serviços:

  1. Redução de custos

Conforme vimos acima, existem muitas empresas que gastam muito dinheiro do seu fluxo de caixa para criar um setor de limpeza, de manutenção, entre outros tipos de atividades relacionadas. Dessa forma, entendemos que se trata de um gasto que tende a variar de acordo com o tamanho da corporação. Quanto mais funcionários e maior for o espaço, mais serviços de facilities são demandados, fazendo com que os custos e despesas com esse setor oscilem durante o mês.

No entanto, quando a corporação passa a contratar serviços de facilities, elas tendem a reduzir custos por diversos motivos, mas se formos ressaltar alguns deles, seria no fato de não precisar implementar um setor interno fixo, e em segundo lugar, por pagar somente um valor fixo ao mês pela empresa terceirizada nos serviços gerais. Dessa forma, os custos são mais orgânicos e a empresa consegue gerir ainda melhor o seu fluxo de caixa.

  1. Garantia na qualidade e excelência

Outro benefício que podemos citar a respeito da contratação de uma empresa terceirizada em facilities, é na garantia de qualidade. Isso se dá porque os profissionais contratados por essas empresas são conduzidos por um processo seletivo, rígido, que tem como principal objetivo recrutar os melhores profissionais. Dessa forma, esse profissionalismo acaba sendo um diferencial para a qualidade que será prestada às empresas contratadas.

Normalmente, as facilities seguem rigidamente um controle de qualidade, a fim de garantir ainda mais segurança às empresas quando o assunto envolve qualidade.

  1. Os serviços oferecidos se baseiam em atividades-fim do negócio

De forma prática, todo o processo que envolve manutenção e gestão está inteiramente direcionado ao tipo de atividade que a empresa contratante oferece. Ou seja, os serviços de facilities são totalmente personalizados e se adequam aos moldes da empresa, ressaltando sua missão, cultura e valores no mercado.

  1. Mais segurança

Não menos importante do que os benefícios citados acima, é saber que os serviços de facilities também contam com segurança — tanto nos métodos que serão aplicados na empresa contratante, quanto nos próprios especialistas e profissionais que estarão envolvidos.

Para isso, muitas facilities adotam constantemente o uso da tecnologia para facilitar os trâmites e promover maior segurança às organizações, sem contar em uma preservação maior de processos. Sabemos que a modernidade implantada nas empresas exige práticas mais atuais. Logo, os serviços de facilities também acompanham esse desenvolvimento.

  1. Processos mais otimizados

Antes de tudo, ter a oportunidade de poder contar com uma empresa terceirizada em facilities, é ter a plena certeza de conseguir reduzir burocracias, e logo, obter processos mais otimizados. Nos moldes da facilities, eles tendem a contribuir com automatização de atividades, contribuindo para um cenário resultante no aumento da produtividade dos colaboradores internos.

  1. Competitividade

Quando optamos por reduzir os custos e otimizar processos, chegamos a um ponto interessante — e que toda empresa deseja obter: competitividade. Isso se torna totalmente possível graças à otimização das facilities com a empresa, já que esta não precisa gastar excessivamente para obter esses serviços.

Além disso tudo, os processos internos tendem a ser muito mais organizados, uma vez que os profissionais investem na limpeza, na organização e na praticidade para conduzir as atividades laborais pelos colaboradores.

Conclusão

Conforme vimos, os serviços de facilities tendem a promover excelentes benefícios para as corporações que buscam obter parcerias desse tipo. Além de contribuir com a redução de custos — que já é o principal em termos de benefícios — ainda consegue ajudar o negócio a se destacar no mercado.

Desse modo, agora que você já conhece todas as vantagens e benefícios das facilities, que tal conhecer os nossos serviços? Acesse agora mesmo o nosso site e saiba como podemos deixar a sua empresa mais organizada, segura e eficiente: https://www.macor.com.br/facilities/

Post anterior
Segurança Patrimonial: grande aliada na proteção da sua empresa
Próximo post
Rastreador veicular: o que é e quando deve ser usado
Nenhum resultado encontrado.