Segurança Patrimonial: grande aliada na proteção da sua empresa

Quando falamos em empresas, pensamos primeiramente, senão exclusivamente, no que é produzido e nos canais de geração de receita. Ainda, como ampliar a produtividade de maneira inteligente, empenhando os recursos da maneira correta. Porém, dificilmente pensamos na segurança patrimonial.

Ora, se os equipamentos serem utilizados da melhor maneira possível geram produtividade e geração de riqueza, porque não pensamos em protegê-los de avarias e até mesmo furtos.

A segurança patrimonial é uma grande aliada na proteção da sua empresa, e não pode ser negligenciada. É uma maneira de valorizar os investimentos e tudo o que já foi conquistado.

Dessa maneira, criamos um conteúdo exclusivo com tudo sobre segurança patrimonial em um contexto empresarial. Confira!

O que faz a segurança patrimonial?

O campo da segurança patrimonial é altamente variado, atendendo diferentes necessidades de acordo com o setor em que a empresa está inserida, as suas caraterísticas próprias e até mesmo os objetivos da marca.

A segurança patrimonial tem como objetivo proteger o patrimônio da empresa, que pode se expressar de diversas formas. As cadeiras, mesas e até mesmo os servidores de alta performance fazem parte do patrimônio físico da empresa. Porém, os colaboradores são também um patrimônio intelectual do negócio, ou os detentores do conhecimento de como operar e gerar lucro.

Não se trata apenas de proteger os recursos financeiros e investimentos do negócio, mas tudo o que está envolvido na rotina e que de maneira direta ou indiretamente se relaciona com a geração de resultados.

Afinal, se uma máquina for furtada, a produção deve ser interrompida, gerando ociosidade que acarreta custos, fora o necessário para a reposição. Por outro lado, se um colaborador se ferir por entrar em uma área desconhecida, quem vai operar essa mesma máquina?

A importância da segurança patrimonial

Quando pensamos em bancos e caixas eletrônicos, segurança patrimonial é a primeira coisa que vem à mente, pois eles trabalham com o produto mais valioso do mercado, o próprio dinheiro.

No entanto, tudo o que uma empresa faz, de alguma maneira representa um valor monetário que desperta grande interesse de criminosos. Computadores, máquinas pesadas ou até mesmo uma frota de veículos.

Todos esses elementos são fundamentais para que o negócio se desenvolva e gere resultados. Dessa maneira, a segurança patrimonial é essencial para que a sua empresa não precise parar em razão de fatores externos.

É impossível impedir que a criminalidade avance sobre o mercado. Estima-se que pelo menos 50% de todas as empresas já tiveram os seus dados roubados. Assim, é fundamental pensar em estratégias para que isso não aconteça com o seu negócio.

Benefícios da segurança patrimonial para a sua empresa

É um fato, todas as empresas estão expostas à ação de criminosos, e precisam aprender a lidar com isso. Com o avanço da tecnologia, por exemplo, o roubo de dados tornou-se uma prática comum.

Empresas que investem em segurança patrimonial possuem menores chances de terem as suas informações confidenciais roubadas ou sequestradas por bandidos em troca de um resgate para recuperar o acesso.

Saiba que se a sua marca for vítima de uma grande exposição de dados sensíveis dos seus clientes, mesmo que não seja sua culpa, transmite uma mensagem de desconfiança ao público, podendo reduzir a receita de maneira considerável.

Ainda, a segurança patrimonial é capaz de gerar um efeito psicológico na sua equipe. Tenha em mente que trabalhar com medo é um fator que prejudica muito a produtividade.

Se há uma equipe de segurança com equipamentos profissionais para coibir ações criminosas, o seu colaborador se sente muito mais protegido e propenso a entregar melhores resultados.

Quando a empresa se preocupa com o corpo de colaboradores, eles se envolvem com muito mais engajamento para desempenhar as funções da melhor maneira possível.

Maior produtividade

A produtividade de uma empresa que conta com segurança patrimonial tende a crescer, mesmo que esse não seja o foco desse serviço. No entanto, é uma consequência direta.

Imagine quanto tempo a sua empresa iria parar de operar se houvesse um incêndio, por exemplo. Os seus colaboradores possuem um protocolo de como agir nesse tipo de situação?

Ainda, uma empresa, por mais digital que seja, armazena um grande volume de documentos e arquivos físicos. No entanto, nem todos os colaboradores precisam acessá-los para desempenhar as suas funções.

Ao mover esses arquivos para uma sala separada, com controle de acesso, é possível garantir que apenas as pessoas interessadas, e autorizadas, conseguem utilizá-los. Essa é uma maneira de proteger a empresa até mesmo de colaboradores mal-intencionados ou, ainda, evitar a perda de tempo.

Pense em um novo colaborador que está sendo integrado à equipe e precisa de um documento para prosseguir com as suas funções. Ele poderá procurar o arquivo digital ou físico, se o físico está inacessível, resta apenas uma alternativa. A segurança patrimonial serve, em alguns casos, até mesmo como uma diretriz para a cultura.

Empresas de segurança patrimonial

É fundamental esclarecer que segurança patrimonial não se resume a instalar uma câmera de monitoramento, e deixá-la para “assustar criminosos”. É fundamental o acompanhamento e a demonstração de resultados.

A segurança é, na verdade, uma maneira de conferir uma camada de proteção ao negócio principal que, de fato, gera receita para a empresa. Assim como você não coloca qualquer pessoa para compor o quadro de colaboradores, não deve escolher a primeira alternativa que surge nessa área.

Sempre busque empresas com um registro sólido, com histórico de mercado, e de preferência que tenha ganho certificações e prêmios na área de segurança patrimonial, como é o caso do Grupo Macor.

Esse campo é fundamental para o desempenho das funções dentro de uma empresa, afinal, ele garante que os insumos e recursos estarão disponíveis quando forem solicitados, reduzindo os imprevistos no processo produtivo.

A segurança patrimonial não é um fim em si mesmo, mas um meio para empresas terem a confiança de que o seu investimento está protegido, e de que o trabalho pode ser realizado da melhor maneira possível, sem se preocupar com esse tipo de problema.

Em um mundo com uma criminalidade cada vez mais sofisticada, é preciso conhecer ferramentas inovadoras de proteção. Não deixe para mais tarde.

Post anterior
Mercado de Escolta Armada se prepara para o evento Black Friday em novembro! – SEMEESP- Sindicato Das Empresas de Escolta Armada do Estado de São Paulo
Próximo post
Quais os benefícios da terceirização de serviços de facilities?
Nenhum resultado encontrado.