Segurança Pessoal (Particular): O que é e quando contratar

A segurança pessoal particular é mais um dos serviços que muitas pessoas procuram a fim de garantir mais tranquilidade e menos preocupação consigo, seus familiares e patrimônio. Principalmente vivendo em um país como o nosso, onde a violência e criminalidade estão presentes em todos os lugares, contar com esse tipo de assistência é muito importante.

Sabemos que infelizmente a segurança pública não tem sido suficiente para garantir que nós e nossos familiares possam usufruir do nosso direito de ir e vir ou da permanência em nosso trabalho ou lar sem nos preocupar com roubos, assaltos e sequestros e é exatamente aí que entra a necessidade de contar com um serviço de segurança particular.

Com esse artigo, convidamos você a saber mais sobre essa assistência tão importante e quando você deve considerar contratá-la. Acompanhe!

O que é segurança pessoal particular?

O serviço de segurança pessoal particular tem o objetivo de assegurar a proteção e segurança dos clientes em ambientes abertos ou fechados, garantindo que esses não sejam alvos de ações criminosas e/ou violentas. O serviço destina-se a zelar pela vida do cliente, mas também inclui proteção ao seu patrimônio.

O profissional dessa área precisa ser treinado e altamente qualificado para esse tipo de trabalho com formação específica no curso de vigilante, além de ter algumas habilidades e conhecimentos, entre eles, autodefesa, primeiros socorros, direção defensiva e inclusive, manuseio de arma de fogo.

Esse é um tipo de serviço oferecido por empresas privadas credenciadas junto ao Departamento de Polícia Federal. Os seguranças contratados são treinados para ações preventivas de proteção e reação diante de possíveis riscos à integridade do protegido.

Quem deve contratar os serviços de segurança pessoal?

A segurança pessoal é um serviço de extrema importância que deve ter sua contratação considerada por todas as pessoas que estão sujeitas a riscos como tentativas de sequestro, roubos, latrocínios, entre outros. Situações como essas podem acontecer a qualquer momento e lugar e é extremamente importante contar com formas de evitá-las.

Pessoas públicas, políticos, empresários, personalidades e pessoas famosas, que de alguma forma possuem destaque na mídia, são exemplos de cidadãos que devem levar em consideração contar com a proteção de segurança pessoal.

É importante também pensar na necessidade de contratar os serviços de segurança pessoal para indivíduos que tiverem certo grau de afinidade ou parentesco com aqueles que costumam ser o alvo de criminosos, os quais acabamos de citar. Isso porque, essas pessoas também estão sujeitas a riscos, principalmente sequestros.

Por que a segurança pessoal particular é importante?

Infelizmente, a segurança pública do nosso país não tem sido suficiente para atender as demandas diante dos altos índices de criminalidade e violência que enfrentamos.

Qualquer pessoa pode estar sujeita a riscos dentro e fora de casa ou do seu local de trabalho e isso ocorre em todos os lugares, mas principalmente nas grandes metrópoles do país.

Os criminosos estão sempre de olho para identificar a oportunidade de realizarem assaltos, roubos e sequestros ou qualquer outra ação que comprometa a integridade física de cidadãos vulneráveis e possibilite a eles algum tipo de vantagem.

Essa realidade é sentida na pele por diversas pessoas, independentemente de status ou classe social, mas é inegável que pessoas em evidência se tornam alvo fácil de atos criminosos porque além de estarem associados ao poder aquisitivo, circulam em locais facilmente identificados pelos criminosos.

É fundamental que essas pessoas contem com profissionais que sejam capazes de inibir os atos criminosos aos quais estão sujeitas e diminuir as chances de aproximações suspeitas que comprometam suas vidas ou seu patrimônio.

Ainda que a presença dos seguranças não anule tentativas de atos criminosos, o trabalho desses profissionais pode ser de extrema eficiência e impedir que esses atos sejam interrompidos e não cheguem a sua conclusão.

Além de tudo, indivíduos que realizam a contratação de segurança pessoal, podem se sentir mais tranquilos e realizarem suas atividades do dia a dia cientes de que têm sua segurança nas mãos de ótimos profissionais.

Funções da segurança pessoal particular

Entre as funções e responsabilidades que cabem aos profissionais de segurança pessoal particular estão:

– Manutenção da segurança pessoal do cliente em ambientes internos e externos;

– Acompanhamento em viagens, eventos e demais compromissos;

– Proteção ao patrimônio do indivíduo;

– Prevenção e neutralização de possíveis ameaças ou ameaças concretas;

– Observação de movimentações suspeitas;

– Comunicação efetiva com demais profissionais por meio de equipamentos específicos;

– Posicionamento discreto;

– Sigilo quanto aos hábitos do cliente, assim como trajetos que ele costuma realizar;

– Planejamento de rotas e pontos de apoio;

– Primeiros socorros diante de uma necessidade eminente;

– Comunicação com autoridades diante de ocorrências criminosas.

Quais cuidados devem ser considerados ao contratar?

Ao contratar os serviços de uma empresa de segurança pessoal particular, é muito importante ficar atento a alguns requisitos essenciais, afinal, esse é um tipo de contratação que envolve um aspecto extremamente importante – a segurança – o que faz com que cada detalhe seja fundamental. Entre os fatores que devem ser considerados podemos incluir:

– Autorização de funcionamento da empresa junto à Polícia Federal;

– Experiência no mercado de segurança;

– Estrutura adequada e ampla oferta de serviços;

– Profissionais altamente qualificados e devidamente treinados para esse tipo de atuação;

– Disponibilidade de equipamentos tecnológicos para um serviço mais eficiente;

– Disponibilidade de armamentos necessários para garantir uma atuação eficiente por parte dos seguranças;

Para que todas as exigências acima sejam garantidas, você pode contratar uma empresa especializada como a Macor que oferece soluções em segurança com tecnologia de ponta para proteção pessoal e patrimonial em todo território nacional.

Acesse nosso site para saber mais sobre nossos serviços de segurança pessoal e todos os benefícios que podemos oferecer a você e sua segurança. Aproveite e solicite seu orçamento agora mesmo!

Post anterior
Como aumentar o nível de segurança em lojas de varejo
Próximo post
Vantagens de terceirizar os serviços de facilities na sua empresa
Nenhum resultado encontrado.