Condomínio inteligente: veja como ter mais segurança com a ajuda da tecnologia

Investir em segurança é trazer mais tranquilidade para você e para a sua família, principalmente quando falamos do nosso lar, que deve ser um lugar de paz e aconchego, onde nos sentimos seguros.

Porém, com o aumento da criminalidade urbana, os condomínios se tornaram alvos desejados pelos criminosos. Isso porque boa parte deles possui um sistema de segurança frágil que deixa os moradores expostos a diversos perigos.

Mas com as medidas de segurança certas, pensadas especialmente para o local, você pode morar em um condomínio inteligente e seguro, vivendo a paz do seu lar e afastado dessa preocupação.

Neste artigo, vamos te apresentar algumas soluções e explicar os motivos para investir em tecnologias de segurança. Continue a leitura!

Crescimento dos índices de violência e criminalidade em condomínios

Se você fizer uma pesquisa rápida no Google com “criminosos invadem condomínio”, vão surgir diversos resultados na sua busca, relacionados a várias das principais brasileiras. E isso só reflete a realidade de grupos que se especializam nesse tipo de crime. Isso porque sem a segurança completa, esses locais se tornam alvos fáceis e com garantia de lucro para os criminosos.

No geral, eles aplicam roubos e furtos, sendo os furtos mais comuns. Os criminosos se aproveitam de brechas na segurança dos condomínios, principalmente dos sistemas de vigilância e realizam as invasões, podendo levar milhares de reais em bens.

Inclusive, geralmente, eles contam com a ajuda de funcionários do próprio condomínio para realizar a ação, pois já receberam dicas e instruções para acertar os alvos mais fáceis.

Mas os roubos são os mais perigosos. Após passarem várias semanas estudando o local, buscando vulnerabilidades, verificando a rotina de diversos moradores, esses criminosos entram fortemente armados e usam de violência física para realizar o crime, trazendo um grande risco, inclusive de morte, para os condôminos.

Esses incidentes causam grande medo e deixam traumas profundos em quem passa por essa abordagem, por isso tratam-se de uma grande ameaça.

Principais riscos de segurança para condomínio

Dentre os principais riscos que podemos citar para a segurança de um condomínio está a falta de controle de acesso, onde qualquer pessoa pode entrar sem ser identificada.

Outro grande problema é a falta de sistemas de vigilância, que deixam áreas expostas e, no caso de acidentes, não permitem que sejam investigadas como se deve.

Podemos citar ainda a falta de controle dos funcionários, que não são capacitados e nem gerenciados adequadamente para evitar que sejam aliados dos criminosos.

Segurança condominial: o que é?

A segurança condominial visa deixar o seu condomínio inteligente através de um conjunto de ações pensadas especificamente para as demandas de cada local. Através da Vigilância Patrimonial da Macor, você terá a proteção não apenas para os bens materiais, mas também às pessoas presentes no local, instalações e o imóvel na totalidade, isso porque temos pessoal capacitado para pensar nas melhores soluções para você.

Como exemplo, podemos citar grandes condomínios de casas, que possuem, geralmente, uma área maior e, portanto, necessitam de maior cobertura em monitoramento. Diante dessa necessidade, a segurança condominial pode ponderar ampliar os sistemas de vigilância, incluindo câmeras de monitoramento e patrulhas durante todo o dia.

Soluções inteligentes de segurança

Existem diversos tipos de soluções que podem ser pensadas para tornar o seu condomínio inteligente, reduzindo as chances de perdas e riscos para você, sua família e ainda para os seus vizinhos.

A primeira delas é uma análise de riscos. Uma empresa especializada em segurança condominial irá verificar todos os pontos que são vulneráveis e pensar em estratégias para solucionar esse problema. Esse é o ponto de partida.

Uma das principais estratégias é o controle de acesso, tanto de funcionários quanto dos condôminos, assim é possível saber quem entra e quem sai do local, permitindo uma investigação mais completa caso seja necessário.

Ainda na parte de controle de acesso, destacamos a portaria virtual, onde o porteiro físico é substituído por uma central de monitoramento a distância, onde tudo o que acontece no condomínio é monitorado, sem a interferência ou proximidade de conversas físicas, que podem facilitar a ação de criminosos.   

Outra solução bastante completa é o sistema de CFTV, que realiza o monitoramento e armazenamento de imagens, que podem ser instaladas em qualquer lugar e podem ser acessadas de qualquer dispositivo. Sistemas completos de alarmes também são bastante eficientes; a partir de sensores de detecção de presença, diversos ambientes podem ser monitorados durante 24 horas, com acompanhamento em tempo real pela equipe de monitoramento.

Você pode saber mais sobre esse serviço realizado pela Macor clicando aqui.

Além disso, o ideal é contar com funcionários qualificados, incluindo aqueles que trabalham com limpeza e até a manutenção. Só assim você terá a certeza de ter contratado um serviço de qualidade, com pessoal treinado.

Além disso, eles são aliados no controle de segurança, uma vez que podem ajudar a identificar pontos estratégicos para a segurança e que devem ser reforçados.

Conte com os serviços de facilities do Grupo Macor para otimizar a limpeza, manutenção e zeladoria da sua empresa. Você terá economia de tempo e dinheiro, com serviço eficiente e atualizado.

Contrate empresas especializadas, como no caso do Grupo Macor

Todos esses serviços você pode encontrar em uma empresa com mais de 27 anos de mercado, como a Macor. É muito importante contar com a experiência e segurança de uma empresa que entende do assunto. Isso porque somente uma empresa especializada terá o controle de qualidade e ainda te passar a segurança necessária em cada operação.

Através da portaria 0346 de 20 de abril de 1998, a Macor foi autorizada pela Polícia Federal a exercer a atividade de vigilância privada em todo estado de São Paulo, assim como possui todos os certificados de segurança exigidos para atuar.

Na Macor, a segurança do seu patrimônio tem início nos treinamentos constantes da nossa equipe, onde visamos oferecer o que existe de mais avançado no mercado, para treinar nosso pessoal e ainda garantir o melhor equipamento para as mais diversas situações de risco.

Se você mora em um condomínio e quer sentir-se mais seguro, leve essa proposta ao seu síndico. Basta solicitar um orçamento, escolhendo as soluções necessárias para a sua moradia, que teremos o prazer de te atender.

Entre em contato conosco e conheça mais sobre as nossas soluções.

Post anterior
Segurança e Prevenção de Perdas para Centros de Distribuição
Próximo post
Roubo de defensivos agrícolas: como se prevenir
Nenhum resultado encontrado.