É altamente complexo calcular o retorno sobre o investimento em segurança, afinal, ela engloba uma série de riscos que podem ou não se concretizar, e os bens e até mesmo os recursos humanos nem sempre podem ser calculados.

O retorno se dá, principalmente, na forma de bem-estar, como um efeito psicológico sobre quem está sendo protegido, mas é claro, de modo financeiro, uma vez que os bens que podem ser calculados, estão mais seguros.

Muitas pessoas negligenciam esses fatores, e pensam que não vale a pena. Dessa maneira, criamos um conteúdo para deixar claro porque investir em segurança é tão importante. Confira!

Os custos econômicos da criminalidade no Brasil

Em junho de 2018, a Secretaria Geral da Presidência da República publicou um estudo muito interessante chamado os custos econômicos da criminalidade no Brasil, que trouxe resultados alarmantes.

O Brasil concentra cerca de 3% da população mundial, enquanto é o responsável por 14% dos homicídios ao redor do globo. Estima-se ainda que por ano todas as empresas somadas, perdem o equivalente a 0,8% do PIB do país em roubos e furtos.

No fechamento de 2019/2020 do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, foram 1,98 milhão de ocorrências relacionadas a furtos e roubos no país.

Esses dados são fundamentais para compreender que o brasileiro está com as mãos para o alto, correndo riscos reais. Apesar desses números serem alarmantes, parecem distantes da realidade. No entanto, todos temos a chance de passar por esse tipo de situação, e devemos estar atentos.

Segurança eletrônica em prol da tranquilidade

Realizar esses cálculos econômicos é altamente complexo, fazendo sentido para governos que precisam planejar o desenvolvimento de uma nação, mas não para empresas e condomínios que devem ter como prioridade a proteção da vida e dos bens.

Ao colocar na ponta do lápis, o fator mais importante é a tranquilidade gerada por saber que há um sistema de segurança eletrônica agindo ativamente para garantir essa proteção.

Quem mora em regiões violentas do país, vivem em uma constante tensão, vide os conflitos em comunidades, e principalmente na região nordeste que concentra um índice de 50 mortes por mil habitantes.

É impossível viver em paz com esse tipo de realidade imposta, no entanto, áreas mais seguras que permitem um desenvolvimento humano mais tranquilo, são as que mais investem em segurança e prevenção à criminalidade.

Tenha a certeza de que irá se sentir mais seguro em relação aos seus filhos ou colaboradores, se contar, por exemplo, com um sistema de vigilância eletrônica, com controle de acesso a distância por uma central especializada.

O custo-benefício é alto

É um fato, investir em segurança pode ser custoso dependendo da região em que se está inserido e diversos outros fatores. Compare com um plano de saúde, por exemplo.

Nesse tipo de serviço investimos torcendo para que não seja necessário, mas se algum evento negativo ocorrer, é fundamental contar com ele para não se envolver em uma situação ainda mais delicada que o próprio evento.

No entanto, a segurança eletrônica é uma maneira de proteger o seu patrimônio e as pessoas com uma alternativa de custos sensivelmente menores. Por exemplo, imagine os custos de manter um segurança em frente à sua residência, ou até mesmo uma equipe na empresa.

Na maioria dos casos, apesar de transmitir ainda maior sensação de segurança, não é o mais indicado para a maioria das empresas. Um sistema de CFTV, ou circuito fechado de televisão, com o acompanhamento de uma equipe na central, representa uma diluição nos custos dos clientes.

Não é porque o profissional não está pessoalmente que a sua área fica desprotegida. Na verdade, ele continua monitorando a distância, e por meio de um botão de pânico é possível acionar a equipe para atendimento imediato.

Ainda, a instalação de fechaduras motorizadas permite que determinadas áreas sejam acessadas apenas por pessoas autorizadas, ou com o aval da central de segurança. Todo esse sistema integrado à uma camada adicional de reconhecimento biométrico ou senha numérica permite alto grau de confiabilidade a um preço justo.

Outro ponto que pode ser analisado, é o controle de acesso ao seu condomínio ou até mesmo portaria da empresa. Um número crescente de pessoas contrata serviços de porteiro eletrônico como forma de reduzir as despesas com encargos trabalhistas e outras questões específicas de segurança.

Busque apenas especialistas

De nada adianta contratar uma empresa de segurança eletrônica se ela não está efetivamente comprometida com a proteção e a vigilância constante do cliente.

Podemos sim afirmar que segurança é um investimento, não possui retorno financeiro palpável, mas se traduz em maior qualidade de vida, tranquilidade na rotina, e até mesmo economia quando pensamos em quanto custa negligenciar essa área.

Se você pensa que o investimento não vale a pena, retorne ao início e grave na sua mente: o país gasta ao ano cerca de 5% de toda a riqueza produzida, apenas para impedir a ação de criminosos.

Tome cuidado ao escolher o seu parceiro para garantir que não está entrando em uma roubada. Busque certificados e prêmios entregues pelo mercado para garantir que é uma empresa de segurança idônea e altamente focada no cliente, como é o caso Grupo Macor.

Garanta a manutenção constante

O sistema de segurança eletrônico exige um acompanhamento em tempo real. É fundamental identificar falhas para tomar as medidas corretivas o mais rápido possível; caso contrário, por mais complexo que seja o sistema, será inútil.

A manutenção envolve conversar com especialistas para compreender como conservar os equipamentos, e manter contato constante com a prestadora de serviços. Assim, ambos possuem uma visão geral do andamento do projeto de segurança.

Nós, da Macor Segurança atuamos há mais de 26 anos no mercado como líderes em segurança privada e escolta armada. Acesse a nossa página de serviços para compreender como podemos tornar a sua rotina mais tranquila e segura.

Não deixe para mais tarde. Infelizmente, todos corremos riscos, e apenas a prevenção é capaz de reduzi-los e até mesmo coibir ações que podem gerar danos irreparáveis.

Contamos com pacotes personalizados para as suas necessidades específicas. Aguardamos o seu contato!

Post anterior
Dicas de Segurança para Condomínios Residenciais
Próximo post
Mercado de Escolta Armada se prepara para o evento Black Friday em novembro! – SEMEESP- Sindicato Das Empresas de Escolta Armada do Estado de São Paulo
Nenhum resultado encontrado.