Segurança Pessoal

O que é e como funciona a segurança pessoal?

Se você acha que ter a própria equipe de segurança é coisa de filme de Hollywood, melhor pensar duas vezes. Uma segurança pessoal traz segurança, conforto e tranquilidade, principalmente quando sua casa ou empresa valem muito e precisam de uma dose extra de vigilância.

Acompanhe essa publicação para descobrir:

– O que é segurança pessoal;

– Que riscos sua vida, sua família e seus bens podem estar correndo;

– Quais os danos relacionados à falta de segurança pessoal;

– Como prevenir esses riscos e danos;

– Por que você precisa de uma equipe de segurança especializada.

Boa leitura!

O que é segurança pessoal (VIP)?

Segurança pessoal, por definição, envolve um conjunto de princípios e ações preventivas que têm por objetivo assegurar a integridade física, mental, moral e patrimonial de um indivíduo ou de sua família.

A segurança pessoal protege a vida alheia de danos, agressões ou riscos a que possa estar exposta onde se encontra, mantendo a tranquilidade e o bem-estar. Ou seja, não trata apenas de reagir em alguma situação de risco, mas de ter um comportamento e tomar decisões com objetivo de preservar as pessoas através de comportamentos preventivos.

Profissionais e empresas especializados em segurança e guarda pessoal costumam ter conhecimento e experiência em proteção pessoal e passarão por rigorosas verificações de antecedentes antes de serem contratados.

Essas equipes cercam seus ativos e mantém você e sua família protegidos, seja durante uma viagem, em casa ou no trabalho. Elas utilizam:

– Tecnologias e técnicas de vigilância de ponta;

– Avaliações de risco, entrevistas e reconhecimentos;

– Investigações e pesquisas de ameaças;

– Operações com discrição e confidencialidade.

Quer você procure vigilância 24/7, segurança para uma viagem pessoal e um motorista ou um guarda costas, para acompanhá-lo ao longo do dia, empresas de segurança pessoal vão mantê-lo coberto.

Você precisa de segurança pessoal?

Uma vez que índices de criminalidade continuam subindo, qualquer pessoa que busque garantias pode contratar um serviço de segurança pessoal. No entanto, há várias categorias de pessoas que são ativamente aconselhadas a ter uma equipe de confiança:

– Proprietários de empresas, CEOs e executivos com alto patrimônio líquido;

– Viajantes a negócios e pessoas que estão sempre em movimento;

– Indivíduos que carregam grandes quantias de dinheiro ou objetos de valor como parte de seu trabalho diário;

– Celebridades e pessoas públicas, como políticos, líderes comunitários, etc.;

– Vítimas de violência doméstica e pessoas que foram alvo de ameaças em redes sociais;

– Proprietários de imóveis ou outros bens de alto valor.

Riscos à segurança pessoal

Os riscos à segurança pessoal são muitos e, com as cidades ficando cada vez mais violentas, vale prestar atenção a eles.

Quanto às suas instalações (casa, trabalho):

– Incêndios;

– Arrombamentos;

– Perturbação e agitação;

– Roubo;

– Perda;

– Danos e destruição de itens valiosos e propriedade (vandalismo).

Quanto à sua vida e a de sua família:

– Ataques;

– Assédio;

– Assaltos e ferimentos infligidos por terceiros.

Serviços de segurança pessoal podem ser solicitados tanto em uma situação pontual quanto com maior frequência. É possível fazer a contratação, por exemplo, se você sabe que está viajando para uma área com altos índices de criminalidade. No entanto, a maior parte das pessoas optam por uma segurança pessoal diária para garantir a segurança de sua família e de suas propriedades.

Possíveis danos relacionados

Os possíveis danos relacionados a não se atentar à segurança pessoal estão, efetivamente, relacionados aos riscos. Isso significa que sua vida, sua família, sua empresa e seus bens estão sujeitos à possibilidade de passar por acidentes, furtos, roubos, sequestros, espionagem, sabotagem, desmoralização, agressões ou outras situações potencialmente ruins.

Assim sendo, esses riscos oferecem danos:

– Morais: quando a imagem ou a moral de uma pessoa é prejudicada;

– Materiais: quando se perdem bens e valores;

– À saúde: quando ocorrem lesões ou ferimentos, podendo ou não levar a óbito.

Prevenção

Como dissemos anteriormente, não se trata apenas de reagir em situações de risco, mas de tomar medidas preventivas. Essa prevenção envolve condutas, atitudes e formas de proceder que objetivam reduzir riscos e evitar danos.

Ou seja, a segurança pessoal toma medidas para proteger, não apenas evitando crimes, como não dando oportunidades para que aconteçam situações criminosas.

Obviamente, as pessoas podem, de forma geral, assumir algumas atitudes preventivas, como não frequentar áreas de risco, estar alertas na rua, redobrar a atenção no trânsito à noite, guardar seus pertences pessoais e não andar com o celular na mão.

Essas medidas fazem toda a diferença na medida em que reduzem risco, como quando alguém decide passar por uma rua movimentada e bem iluminada no lugar de passar por uma rua vazia e escura, ou quando avisa para um amigo ou familiar para onde vai e quando volta.

Mas uma equipe de segurança pessoal pode ir além disso e tomar uma série de medidas preventivas que deixarão sua vida mais segura. Essa prevenção envolve:

– Acompanhar pessoas em eventos;

– Fornecer soluções de segurança para eventos;

– Monitorar as áreas de segurança;

– Fazer verificações de segurança de rotina;

– Identificar todos os perigos possíveis;

– Planejar rotas de fuga para casos de emergência;

– Explicar ameaças potenciais; dentre outras medidas.

A segurança pessoal também é útil em eventos de mídia para reduzir ao mínimo as interrupções e é especializada em várias áreas de autodefesa.

Contrate uma empresa especializada para fazer a segurança pessoal

Como vimos até aqui, há muitas razões para contratar segurança pessoal e fazer isso é ainda mais necessário para quem tem preocupações sobre ameaças em potencial ou é constantemente alvo de atenção.

Não é preciso necessariamente ser um rico executivo ou uma celebridade para saber mais sobre esses serviços e se informar sobre eles. Com o passar dos anos, a segurança pessoal foi ficando mais acessível e uma empresa de segurança pode oferecer a proteção e a paz de espírito que você tanto deseja.

É possível contratar um único guarda (armado ou desarmado) ou uma equipe inteira, em uma situação ou evento único ou para o seu dia a dia.

Não deixe sua segurança para depois. Contrate uma equipe especializada em segurança pessoal, como é o caso do Grupo Macor e garanta a proteção da sua vida, da sua família e de seus bens.

Post anterior
O que é a portaria e controle de acesso?
Próximo post
Dicas de segurança para sua empresa e seus funcionários

Nenhum resultado encontrado.

Menu