Segurança Patrimonial

Dicas de segurança para sua empresa e seus funcionários

Uma empresa não existe sem seu corpo de funcionários e sem sua estrutura física. Toda a operação de um negócio gira em torno dos colaboradores que estão no dia a dia e, também, no patrimônio estrutural que possibilita essa operação.

Dessa maneira, cuidar para que o pessoal e a empresa estejam bem protegidos é zelar pelo futuro do próprio negócio. Todo funcionário vai trabalhar com maior satisfação quando sabe que seu ambiente é protegido e que sua empresa se preocupa com o bem-estar dos colaboradores.

Nesse sentido, existem várias maneiras de aumentar essa segurança dentro de uma empresa. Elas envolvem desde investimentos em estrutura de proteção até treinamento do corpo de colaboradores e contratação de profissionais de segurança.

Vamos conversar melhor sobre como zelar pela segurança da sua empresa e, assim, propiciar um ambiente de trabalho mais estável e produtivo.

Faça o controle de acesso

Uma maneira de aumentar a segurança nas dependências da empresa é se certificando que somente pessoal autorizado conseguirá entrar nos espaços. Por isso, é muito importante investir em um controle de acesso efetivo.

Uma excelente maneira de fazer isso é adotando controladores de acesso por biometria, por exemplo. Eles não abrem margem para que estranhos consigam entrar e, em muitos casos, dispensam o uso de um funcionário para fiscalizar o acesso.

Basta ter todos os colaboradores com a biometria cadastrada e aproveitar a maior segurança que esse controle gera. Vale a pena salientar que é possível criar diferentes níveis de controle: colaboradores de determinados setores só conseguem acessar os seus próprios ambientes de trabalho e não todas as dependências da empresa.

Invista em profissionais de segurança

É essencial investir na contratação de profissionais para cuidar da segurança da empresa de maneira técnica e treinada. Por isso é recomendável ter seguranças e empresas de segurança, como é o caso do Grupo Macor, zelando pela sua estrutura.

Esse tipo de profissional sabe como agir em caso de invasões, por exemplo, e são treinados para evitar que a empresa tenha prejuízos físicos ou mesmo que colaboradores corram risco de vida.

Também é importante que exista uma escala de seguranças que cubra tanto os períodos diurnos quanto os noturnos, uma vez que a qualquer momento do dia ou da noite pode acontecer uma tentativa de roubo ou sinistro maior.

Invista em câmeras de vigilância

Já é sabido que câmeras de vigilância instaladas, por si só, afastam possíveis ladrões de um estabelecimento. Elas causam a sensação de vulnerabilidade para o contraventor, uma vez que ele fica exposto a possíveis identificações futuras. Por isso, é importante monitorar sua empresa 24 horas.

Também vale a pena destacar que o ideal é instalar câmeras não somente na parte interna das dependências da empresa, mas também nas partes externas. Assim é possível estar sempre de olho em quem se aproximou e tentou violar a propriedade.

Treine seus funcionários

Em caso de entradas indevidas e tentativas de roubos dentro da sua empresa, os seus funcionários sabem quais são as recomendações e como devem agir? É muito importante que eles estejam cientes dos procedimentos de segurança para evitar danos maiores à vida e à propriedade.

Invista em treinamentos e atualizações do seu corpo de colaboradores, de modo que eles estejam preparados para lidar com diferentes situações e saibam como aumentar a segurança no trabalho.

Além disso, eles se sentirão mais confortáveis e dispostos a trabalhar quando percebem que a empresa zela pelo bem estar geral dos colaboradores. Eles são recursos valiosos em um negócio e precisam de todo o preparo necessário.

Segurança digital também é importante

Muita gente se esquece, mas cuidar da segurança digital da empresa é fundamental. Existem muitos ataques a redes e isso pode causar o vazamento de dados importantes.

Para evitar esse tipo de ataque é necessário investir em bons softwares de segurança e gerenciamento de dados. Eles vão diminuir os riscos de os dados serem roubados e evitar que isso cause grandes prejuízos financeiros para o negócio.

Instale automatizadores de portões

Um momento de grande fragilidade de um imóvel é na entrada e saída de veículos da propriedade. Essa é uma maneira fácil de pessoas não autorizadas entrarem nas dependências da empresa e é possível diminuir os riscos instalando portões automáticos.

Eles fazem o tempo em que o portão fica aberto seja muito menor, dando menos brechas para invasores. Também evitam que o motorista ou acompanhante tenha que descer do carro para abri-lo, momento em que fica muito exposto.

Não se esqueça da manutenção

Todos esses itens de segurança que citamos, e todos os outros que existem, precisam de constante manutenção para que funcionem de maneira eficaz. Não adianta somente instalar, já que erros no funcionamento podem comprometer severamente a segurança da empresa.

Então é necessário planejar inspeções regulares nos aparelhos de segurança atrás de peças danificadas, funcionamento indevido e sabotagens intencionais, como corte de fios. Também é recomendável estar com os softwares sempre atualizados e ativos.

Alguns tipos de manutenção mais simples, podem ser feitos pela própria empresa, porém o recomendado é contratar uma assistência técnica especializada, para garantir que o funcionamento esteja operando idealmente.

Contrate uma empresa especializada

Ter uma empresa de segurança contratada para zelar pelo patrimônio do seu negócio e pela segurança física de seus colaboradores é a maneira mais eficaz de garantir a eficiência da proteção.

Essas empresas configuram e planejam todas as etapas de segurança que o seu negócio precisa: desde o controle de acesso até a contratação de profissionais de vigilância, passando por instalação de equipamentos e monitoramento de imagens. Vale a pena dar esse passo rumo a maior segurança do seu negócio.

Zele pelo seu patrimônio

Como vimos, uma empresa é feita tanto pelo seu patrimônio físico quanto pelo seu corpo de colaboradores. E cuidar da segurança de todos eles é o que vai garantir estabilidade para seu negócio operar com sucesso.

Invista em segurança e tenha sempre a certeza que sua empresa está protegida contra prejuízos com assaltos, invasões e ataques cibernéticos. A prevenção é a melhor maneira de lidar com esse tipo de risco e o seu negócio só tem a ganhar com esse tipo de cuidado.

Post anterior
O que é e como funciona a segurança pessoal (VIP)?
Próximo post
Dicas para evitar roubos e furtos de veículos

Nenhum resultado encontrado.

Menu