Escolas monitoradas por câmeras: conheça os benefícios

Precisamos garantir a segurança de todos em qualquer ambiente, seja em uma loja, um hospital ou uma residência. Com as escolas, não é diferente. Além dos alunos, que estão sob a responsabilidade dos colaboradores da instituição, os próprios funcionários e professores precisam estar protegidos também. Monitorar a escola com um sistema de segurança é mais eficiente do que imaginamos.

De acordo com estudos recentes realizados pelo MEC através do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) na Avaliação Nacional de Rendimento Escolar, ocorreram mais de 22 mil casos de furtos e mais de 8 mil transgressões com risco de vida em 2019. O cenário está mudando e o uso de câmeras tem um papel importantíssimo nesse processo.

Ambientes escolares são amplos, cheios e bastante movimentados. Esse contexto propicia diversos comportamentos que geram insegurança e dificultam muito o controle de tais ações. É preciso encarar não só as possibilidades internas, mas também as externas. A partir do momento em que temos a real dimensão dos riscos, conseguimos nos proteger com mais eficácia.

O uso de câmeras ainda é o modo mais garantido de manter a segurança em um espaço. Com esse método, a escola pode contar com um sistema de vigilância integrado a uma central de monitoramento blindada, armazenamento de dados, profissionais altamente treinados para respostas imediatas e monitoramento 24h por dia.

O sistema de monitoramento deve contar com câmeras de qualidade posicionadas estrategicamente. O ideal é providenciar um Circuito Fechado de Televisão (CFTV), como o oferecido pela Macor. Converse com um especialista aqui e tire todas as suas dúvidas para começar a aproveitar os benefícios.

Benefícios do monitoramento por câmeras na escola

A instalação das câmeras deve seguir etapas muito importantes para que todos possam se beneficiar. Após uma vistoria do espaço realizada pela equipe, o CFTV é instalado de acordo com os pontos ideais para observação de todo o espaço, sem pontos-cegos. Com os ângulos corretos e a quantidade apropriada de câmeras, a escola ficará sempre protegida. Conheça alguns dos benefícios:

  • Efeito psicológico
    Sem dúvidas, um dos maiores responsáveis pelo sucesso do monitoramento feito por câmeras. Dificilmente uma pessoa mal-intencionada, dentro ou fora da escola, não se intimidará com um conjunto de câmeras bem posicionadas. Afinal, quem quer agir errado não quer ser visto ou identificado por ninguém.
    Sabemos que, apesar de todas as campanhas de conscientização presentes no ambiente escolar, algumas pessoas podem praticar bullying, agressões físicas ou uso de substâncias impróprias para o local ou, até mesmo, ilícitas. As câmeras também coíbem tais intenções, mantendo o ambiente saudável e harmônico.
  • Provas registradas
    Eventualmente, mesmo com a presença da vigilância, algum incidente mais grave pode ocorrer e as câmeras trazem a vantagem de guardar provas irrefutáveis para a solução de alguma infração criminal.
    Em casos como esse, o acesso às imagens garante o andamento mais rápido de investigações, resultados mais certeiros e redução de reincidências e problemas para a direção da escola ou danos para os alunos.
    A lei abarca os tipos de provas produzidas por câmeras de vigilância desde que todos os funcionários, alunos e pais de alunos saibam da existência delas e que elas não registrem ambientes reservados, como banheiros e vestiários.
  • Maior controle interno e externo
    Como já foi dito, as câmeras precisam ser instaladas de forma estratégica e isso inclui acessos externos, como portões de entrada e saída. Voltadas para a rua podem registrar movimentações estranhas ou presenças suspeitas, como alguém que está sempre por perto sem ter vínculo nenhum com algum estudante ou colaborador.
    Como os registros ficam armazenados, podem ser acessados, analisados e comparados de forma que uma identificação possa ser feita para a equipe de segurança intervir afastando qualquer risco em potencial.
    Quanto ao ambiente interno da escola, as crianças e adolescentes estarão muito mais protegidos, tanto em relação a sua integridade física quanto aos seus pertences, podendo sempre recorrer às gravações para denunciar alguma situação à diretoria.
  • Segurança patrimonial e custo-benefício
    Outro benefício é a segurança do patrimônio em si. Toda a estrutura da escola fica mais protegida com o sistema de vigilância por câmeras. Equipamentos, carteiras escolares, janelas, portas e todos os elementos da infraestrutura escolar ficam menos expostos a vandalismos e furtos.
    Os pertences de todos que frequentam diariamente também estarão mais seguros evitando possíveis indenizações ou ressarcimentos atribuídos à escola. Quanto maior a sensação de segurança, melhor a colaboração e a dedicação de todos.
    A segurança patrimonial ainda se estende aos vizinhos da instituição escolar porque a presença das câmeras voltadas para os arredores diminui consideravelmente a incidência de furtos ou roubos na região, já que parte da rua será monitorada 24h por dia.
    A relação custo-benefício é umas das melhores. Os custos para um excelente sistema de monitoramento por câmeras não são baixos, porém, as garantias valem muito mais.
    A integridade física dos alunos, professores e outros funcionários não têm preço, mas a proteção dos bens também é um excelente benefício. Além disso, qualquer seguro fica muito mais em conta quando o ambiente é devidamente monitorado.

Importância de um monitoramento completo nas escolas

O ambiente escolar é um dos ambientes mais preciosos. Milhares de crianças e adolescentes precisam contar com o máximo de segurança possível pelo cuidado e responsabilidade com suas vidas que a escola tem. Os professores e funcionários merecem contar com a mesma segurança para continuarem a exercer seus papéis tão cruciais com tranquilidade.

Tudo deve funcionar com maestria. Incluir um sistema completo com câmeras e alarmes é garantir o funcionamento pleno da escola.

Fique com a melhor empresa de segurança do país

Não arrisque ter um sistema falho de segurança em uma escola acreditando em promessas com custos baixos. Investir em segurança é investir em vida, saúde e prosperidade. A Macor está no mercado desde 1995 e se estabeleceu como a maior e a melhor empresa na área de segurança privada ao longo dos anos.

Além de toda a especialização e prática reconhecidamente confiável, com a Macor você pode acompanhar o monitoramento pelo aplicativo, à distância. Solicite um orçamento aqui e comece o seu projeto de segurança e tranquilidade!

Post anterior
Vantagens de terceirizar os serviços de facilities na sua empresa
Próximo post
Segurança em condomínio: 5 erros para ficar atento
Nenhum resultado encontrado.