Tecnologia Macor

Dicas para evitar roubos e furtos de veículos

Roubos e furtos de veículos são bastante comuns. Mesmo em 2020, durante uma pandemia global, uma notícia dada pelo Uol, mostrou que o índice de crimes dessa natureza aumentou em 14,5%.

À medida que essa problemática aumenta, cada vez mais cuidados são necessários para evitar se tornar uma vítima, aumentando assim a estatística.

A seguir, confira as principais dicas para evitar roubos e furtos de veículos. Boa leitura!

Cuidado com o local onde você estaciona

Essa com certeza é a dica mais óbvia, mas que ainda assim muita gente não presta atenção.

O momento em que seu carro está estacionado, ou seja, parado por muito tempo, é o período de maior fragilidade, se tratando de roubos e furtos veiculares.

Evite deixar seu carro estacionado em lugares com pouca visibilidade. Isso significa que locais como ruas desertas, com pouca luminosidade, ou longe de câmeras de segurança não são uma boa opção. Isso pelo fato de que a pouca movimentação de pessoas, encoraja a atuação dos criminosos, pois eles acreditam que ninguém irá ver o crime acontecendo.

Essa dica vale principalmente para crimes de furtos, contudo, também pode ser muito útil para evitar roubos, em especial quando você está se deslocando para o veículo, ou entrando no carro.

Não deixe nada visível dentro do carro e evite roubos e furtos de veículos

Em nenhuma hipótese deixe objetos de valor dentro do veículo. O criminoso não quer se arriscar em vão, por isso ele escolhe a dedo qual será o alvo da abordagem.

Se dentro do seu carro há algo de valor como um celular, computador, relógio ou qualquer outra coisa do tipo, isso eleva o índice de risco-recompensa, aumentando a chance de ele ser o alvo escolhido.

Não importa se vai ser uma parada rápida, leve tudo de valor com você. Imprevistos podem acontecer, e você pode demorar mais tempo do que espera.

Se por alguma razão não for possível carregar o objeto com você para os lugares, guarde-o dentro do porta-malas.

E esperamos que você pense que não é necessário dizer isso, mas jamais deixe a chave do seu carro com pessoas estranhas.

Você está praticamente pedindo para essa roubar ou furtar você. Não se deixe levar pela aparência e sempre desconfie de todo mundo.

Atenção com os adesivos colados no carro

Você provavelmente deve estar se perguntando como algo tão pequeno e aparentemente insignificante pode aumentar as chances de sofrer esse tipo de crime.

Aqui entra o ponto da ostentação do que você possui. Sendo assim, é uma péssima ideia colar adesivos que fazem qualquer alusão a quanto você ganha ou qual a sua profissão.

Se os criminosos acharem que o carro em questão é de alguém que está em uma classe social elevada, eles não pensarão duas vezes em tentar realizar o crime.

Seja o mais discreto que conseguir. No país em que vivemos, chamar muita atenção não é algo inteligente de se fazer.

Não guarde documentos no carro

Os seus documentos pessoais e do carro são objetos sem valor para os marginais, certo? Errado.

Se o seu carro está com algum documento, ele possui mais credibilidade, logo será vendido muito mais facilmente, e isso é perfeito para quem está praticando esse tipo de delito.

Planeje sua rota

Evite locais com alta taxa de roubos e furtos. Sempre pesquise sobre os locais por onde vai passar, mais ainda se for a primeira vez que você irá fazer aquela rota. Além disso, dê uma boa olhada nos possíveis locais de estacionamento, se atentando para todas as dicas que nós demos até agora.

Se houver, por exemplo, um caminho mais curto, porém mais perigoso, e um com o dobro da distância, mas bem mais seguro, opte pela segunda alternativa.

Mais vale chegar em casa seguro e inteiro, do que arriscar para chegar um pouco mais cedo.

Utilize equipamentos modernos de segurança para evitar roubos e furtos de veículos

Use e abuse das mais variadas técnicas e do maior número possível de equipamentos para desencorajar a atitude do marginal.

E se possível contrate uma empresa especializada, como é o caso do Grupo Macor, nesse tipo de serviço para intensificar ainda mais a proteção do seu patrimônio.

Se possível, instale rastreadores para que você possa recuperar seu bem, e facilitar a identificação do criminoso. Também faça a instalação de alarmes para interromper furtos.

Também dê uma boa olhada nas travas de segurança antifurto e bloqueadores de volante.

Não facilite

Você pode tomar algumas pequenas atitudes no dia a dia, que podem fazer uma diferença enorme entre sofrer esse tipo de crime e não sofrer.

Nada de andar balançando a chave como se fosse um sino. Isso chama muito atenção e dá tempo para o marginal se preparar para a abordagem.

Quando for entrar ou sair do seu carro, não fique parado, olhando as mensagens, amarrando o cadarço ou apreciando a vista. Faça isso rápido.

Enquanto você se desloca para o seu veículo, observe o entorno e confira se não há nenhuma movimentação fora do comum. Se houver, tente voltar para onde estava e aguarde até que seja mais seguro ir até o carro.

Sempre confira se as portas estão trancadas, e se todos os vidros estão fechados antes de deixar o seu veículo sozinho.

Se algum dia você vir a se tornar uma vítima de roubo veicular, não reaja. O bem material pode ser substituído, sua vida não.

Seguindo todas essas dicas, você vai diminuir bastante a chance de isso acontecer com você. Lembre-se de sempre estar atento a tudo que está acontecendo ao seu redor.

Post anterior
Dicas de segurança para sua empresa e seus funcionários
Próximo post
Setor de logística volta a crescer e traz boas perspectivas para segurança privada

Nenhum resultado encontrado.

Menu