Segurança e Prevenção de Perdas para Centros de Distribuição

Os centros de distribuição podem ser definidos como um local físico, no qual os produtos permanecem guardados até serem destinados aos ambientes de venda ou para o cliente final.

Os referidos locais também são elaborados para ser um ponto estratégico, pois permite rapidez nas entregas, uma vez que, sua localização é mais próxima do cliente e os produtos são enviados conforme demanda.

Por serem responsáveis pelo armazenamento de muitos produtos, sua segurança precisa ser extremamente eficiente para se evitar roubos, furtos ou perdas.

Para isso, existem empresas que atuam pela preservação de tudo e todos presentes nos centros de distribuição.

O Grupo Macor é referência em escolta armada no Brasil e também apresenta soluções em diferentes áreas, como segurança patrimonial, tecnologia em CFTV e também soluções em facilities.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para orientar e mostrar ações de segurança e prevenção de perdas que todos os centros de distribuição deveriam praticar.

Portaria

Ao chegar na portaria dos centros de distribuição, alguns cuidados podem ser tomados pelos colaboradores, como os caminhões acessarem diretamente em marcha ré com a caixa aberta, assim, evitando que invasores estejam escondidos.

Assim como, revistar a cabine do motorista e nos períodos da noite é aconselhável deixar a luz interna acesa e os faróis em luz baixa para que facilite a identificação.

Além disso, nas situações de caminhões fechados de fornecedores, é necessário que a equipe verifique se o código no lacre é igual ao que está descrito na nota fiscal. No caso da não correspondência da numeração, ou estar escrita à mão na folha, deve-se pedir ao motorista que abra o caminhão para conferência.

Seguindo a conferência externa e todas as informações acordadas, o caminhão e o motorista podem ser designados ao espaço de espera, enquanto, os ajudantes se identificam na portaria.

O papel da portaria é efetuar todo o controle de acesso dos visitantes, por meio de crachás de identificação com foto e realizar o registro online, de maneira que será possível saber exatamente quem está dentro da empresa.

Os cuidados descritos tem como objetivo evitar furtos, invasões, furtos físicos ou de informações, através de um controle eficiente e a padronização de medidas de segurança.

Área de espera do motorista

Este espaço deve ser o melhor projetado para suprir a necessidade dos motoristas, por isso, a presença de banheiros com chuveiros permite que não seja necessário ao motorista ficar andando pelas dependências internas do local, garantindo mais segurança.

Além de que, estes devem esperar a sua convocação sempre identificados com seus uniformes.

Recebimento

Na área do recebimento é preciso ser cauteloso para evitar furtos ou fraudes entre os carregamentos nos centros de distribuição. Sendo assim, o motorista só poderá adentrar o local de recebimento após ter sido autorizado o descarregamento de sua carga. E todo esse processo precisa ser assistido por um conferente.

Para garantir a segurança durante o procedimento, a área do descarregamento deve ser separada e limitada, dessa maneira, será possível se certificar que motorista ou ajudantes transitem nos espaços internos dos centros de distribuição.

Além disso, visando evitar acidentes, nenhum profissional deve estar utilizando chinelos ou acessórios durante o descarregamento, assim como, precisam estar devidamente identificados e uniformizados para facilitar o controle interno. Desse modo, o uso de rondas constantes irá auxiliar na verificação do cumprimento das normas estabelecidas.

A responsabilidade do conferente neste espaço é certificar-se que toda a mercadoria solicitada está ali. Devendo realizar esta função conferindo as mercadorias sem se basear na nota fiscal do fornecedor, a fim de evitar fraudes.

Além disso, é interessante realizar conferências eventuais de carregamentos já conferidos, para garantir a integridade do processo e evitar combinações entre os motoristas e os conferentes.

Nas conferências de cargas de alto risco, a verificação deve ser feita em todas as mercadorias e apresentam preferência na área do recebimento. Essas mercadorias devem ser armazenadas em locais separados das mercadorias comuns, de preferência em espaços que tenham restrição de acesso e sistema de câmeras e alarmes.

Após todos os processos, todos os carregamentos têm de ser imediatamente guardados em seus respectivos locais dos centros de distribuição, impedindo furtos.

Expedição

Algumas orientações que podemos pôr em prática para garantir a segurança e mais facilidade para o processo de expedição é ter as informações de endereço descritas e mercadorias guardadas corretamente.

Depois dos processos de separação e devidamente encaminhadas, um ativo da segurança ou perdas deve escolher aleatoriamente entre os espaços e realizar um checklist de produtos, garantindo que os volumes, variedades e destinação final.

Tal como, sugere-se o acesso apenas para pessoas que tenham autorização ao local de produtos de Alto Risco e todos estes devem ser fiscalizados. E para finalizar, o motorista que receber a mercadoria deve o seu conteúdo na companhia de um conferente.

Dependências internas do centro de distribuição

Nas dependências internas dos centros de distribuição deve ser proibido o uso de bolsas ou mochilas, em situações que há necessidade pode-se realizar o controle, através de anotações de identificação de quem possui a mochila e o que consta dentro dela.

Bem como deve constar segurança nas áreas internas e realizar vistorias em lixeiras e caixas que forem descartadas, uma alternativa para facilitar é o uso de sacos plásticos transparentes. Também pode ser feito um controle de registros de situações incomuns para se manter um histórico corporativo.

Equipe de segurança terceirizada e especializada

A adesão de uma equipe de segurança composta de profissionais capacitados, treinados e especializados é essencial para que seu centro de distribuição tenha o desempenho esperado. Além de se dobrar a atenção durante a troca de turnos a fim de se evitar furtos, assaltos ou invasões.

Para desempenhar todas essas normas, nós, do Grupo Macor, oferecemos diferentes soluções. Temos como objetivo proporcionar a segurança dos bens materiais, colaboradores, visitantes e as instalações, entre os nossos recursos de proteção contamos com operações de controle de acesso, cuidados para evitar roubos e furtos, rondas, análises de riscos e um sistema de monitoramento eficaz.

Aqui no Grupo Macor, cada cliente é único e todos os atendimentos são personalizados de acordo com as exigências requeridas, dessa maneira, podemos fornecer qualidade e eficiência em todos os nossos serviços.

Deseja fazer um projeto conosco? Acesse o site e solicite um orçamento.

Post anterior
Sistema de segurança residencial: como estruturar
Próximo post
Condomínio inteligente: veja como ter mais segurança com a ajuda da tecnologia
Nenhum resultado encontrado.