Dicas De Segurança

Como estacionar seu carro com mais segurança

Os casos de roubo de veículos têm aumentado a cada ano, o que emergiu como um dos crimes de crescimento mais rápido em território nacional.

Segundo os especialistas, a propensão das pessoas a estacionarem seus veículos em locais não autorizados tem desempenhado um papel importante no surgimento desses crimes.

O estacionamento seguro do seu carro, portanto, desempenha um papel essencial para garantir sua segurança e proteção geral. Além disso, se você mora em uma cidade urbana que geralmente tem alto congestionamento de tráfego e vagas de estacionamento muito limitadas, é essencial que você considere alguns truques básicos de estacionamento, como estacionamento reverso, estacionamento paralelo e assim por diante.

Isso não só impedirá que seu carro seja danificado, mas também o ajudará a evitar confrontos indesejados.

Listadas abaixo estão algumas dicas e ideias de estacionamento que você deve seguir para garantir a segurança ideal de seu veículo:

Certifique-se de ter trancado o carro e sem nenhum pertence

Por que tentar um ladrão de carros? Previna isso evitando deixar o seu carro destrancado e seus itens de valor em seu veículo e, se possível, leve-os com você ao sair do automóvel. Mais importante ainda, evite deixar as chaves de sua casa no carro.

O seu carro está equipado com boas rodas de liga leve? Compre porcas de segurança para cada uma delas, se ainda não as tiver.

Algo mais instalado no carro que possa ser atraente para ladrões?

Qualquer coisa que seja um acessório aparafusado, como luzes de direção ou uma barra de luz, por exemplo, deve ser removido de qualquer carro que será deixado do lado de fora durante a noite. Isso, claro, presumindo que tais acessórios são fáceis de remover.

Obviamente, carros de prestígio costumam ser alvos de ladrões de sistemas de áudio e computadores de bordo de última geração. Por isso, se a parte da frente do rádio do seu carro for removível, vale a pena tirá-lo do carro também.

Caso não seja possível levar com você algum objeto de valor e seja necessário deixá-lo dentro do carro, faça pelo menos com que tais objetos de valor não estejam visivelmente à mostra.

Atente-se para pessoas ao redor observando você

Antes de estacionar na vaga pretendida, dê uma volta no quarteirão e observe se há alguém pelas redondezas que parece ser mal intencionado.

Se perceber que tem alguém suspeito ao redor observando veículos e pessoas passando, não hesite em considerar outro local para estacionar o seu automóvel.

Pode ser que acabe por demorar mais tempo até estacionar e lidar com os seus compromissos, porém esse esforço a mais pode valer a pena a fim de garantir que o seu carro estará seguro.

Não demore com o carro ligado e com a porta aberta

Assim que escolher um local para estacionar, busque estacionar o veículo o mais rápido possível (com atenção às manobras, claro) e, de preferência, mantenha os vidros e as portas fechados durante todo o processo.

E não deixe para arrumar sua bolsa ou seus pertences nos bolsos após sair do veículo. Ainda no interior do carro busque deixar tudo já arrumado para, quando sair, seja necessário apenas trancar o carro e ir embora.

No entanto, é importante também não demorar muito com o carro ligado e a porta aberta enquanto arruma seus pertences após ter estacionado o veículo.

É por isso que a melhor recomendação é dirigir já com tudo arrumado dentro do carro. Organização, nessas horas, é a chave para a sua segurança máxima e também do seu veículo.

Não guarde documentos dentro do carro

Se um ladrão de carros conseguir quebrar as fechaduras do seu carro, a última coisa com que você se preocupará é se ele está com as chaves da sua casa e provavelmente poderá obter o seu endereço residencial no registro do carro e no cartão do seguro.

Agora, alguns de vocês podem pensar por que haveria um cartão de seguro em seu carro.

É importante mencionar que as pessoas que sabem qual seria a situação se seu carro fosse roubado ou danificado, poderão desmontá-lo para torná-lo irreconhecível e lucrar apenas com as peças em lojas mecânicas.

Por isso é tão importante não deixar documentos dentro do carro a fim de evitar que ladrões realmente maldosos possam fazer coisas ainda piores com você caso descubram seus dados pessoais.

Evite deixar a chave com lavadores e vigias de estacionamento

Já aconteceu com você de alguma vez não ter vaga nenhuma para estacionar o seu carro, e aí algum flanelinha acabar pedindo para ficar com a chave do seu veículo para estacioná-lo de forma apropriada a assim que alguma vaga fosse desocupada?

Para aquelas pessoas apressadas que não gostam de perder muito tempo estacionando essa até pode ser uma boa alternativa, mas não podemos desconsiderar a possibilidade de nunca mais vermos o nosso veículo na vida.

A melhor orientação de segurança, portanto, continua sendo manter as chaves do carro com você. Não as entregue a lavadores, nem a vigias de estacionamento.

Se for preciso que um lavador de carro entre no seu veículo para fazer uma limpeza no interior do automóvel, acompanhe o serviço até o fim.

Mais uma vez vale ressaltar: você pode até perder um pouco mais do seu tempo sendo tão prudente, mas com certeza terá o seu carro são e salvo na garagem da sua casa no fim do dia.

Utilize dispositivos de segurança como alarmes e rastreadores

A maioria dos carros hoje vem com um sistema de alarme embutido. Quando seu alarme é acionado, muitas vezes por alguém abrindo a porta do carro ou tentando virar o carro enquanto o alarme é ativado, o carro faz um ruído alto.

Este ruído muitas vezes pode ser suficiente para impedir um ladrão, já que eles não querem a atenção que o alarme traz.

Se o seu carro não tiver um alarme embutido ou você não acha que é suficiente, você também pode comprar um alarme para manter seu veículo mais seguro.

Na maioria dos casos, passos de precaução simples, como travar suas portas, fechar suas janelas, e estacionar em locais seguros será suficiente para evitar que os ladrões se separem ou roubem seu carro.

Mas para aqueles que querem proteção extra, existem alguns dispositivos que você pode usar. Um imobilizador de veículos, por exemplo, pode impedir que um ladrão inicie o carro sem a chave.

Os veículos mais novos geralmente têm esses imobilizadores internamente, mas você pode comprar imobilizadores em lojas especializadas para veículos mais antigos.

Outro dispositivo que você pode comprar é um bloqueio de direção. Este tipo de dispositivo se conecta ao seu volante e o imobiliza até que seja desbloqueado.

Um bloqueio de volante pode desencorajar ladrões, já que seria mais trabalho roubar seu carro, criando mais risco de ser pego.

Além disso, conte um rastreador instalado e monitorado por uma empresa de segurança devidamente regulamentada, pois caso seu veículo seja roubado, ainda é possível obter as coordenadas de onde ele está, informando as autoridades locais e obtendo uma melhor pronta resposta.

Post anterior
Dicas de segurança para ensinar para as crianças e adolescentes
Próximo post
Prevenção de assalto em sua loja: descubra como se proteger

Nenhum resultado encontrado.

Menu