Prevenção de assalto em sua loja: descubra como se proteger

Quem é lojista sabe que uma das maiores preocupações é com relação à segurança do estabelecimento. O grande problema é que um roubo ou furto pode trazer muitos prejuízos financeiros. Isso acontece porque os criminosos costumam levar tudo que estiver em fácil acesso, seja dinheiro ou até mesmo insumos e equipamentos da loja.

Mas é preciso entender que, mesmo com o crescimento da violência urbana, ainda é possível encontrar formas de evitar que sua loja seja roubada. Algumas atitudes podem ser fundamentais para que você e seus colaboradores trabalhem com mais tranquilidade.

Pensando nisso resolvemos dar algumas dicas, neste artigo, do que fazer e se prevenir. Veja:

1. Atente-se ao redor de sua loja para prevenção de assalto

A estrutura física externa é imprescindível para que você consiga evitar futuras dores de cabeça. Fique de olho na iluminação da rua e na movimentação ao redor do estabelecimento.

Tente evitar um local em que haja terrenos baldios ao lado, pois isso facilita a vida dos ladrões, que terão mais facilidade para se esconder e invadir sua loja na madrugada.

2. Conheça todas as vulnerabilidades do seu estabelecimento

A sua loja precisa ser bem analisada, pois é de suma importância que você consiga identificar quais são os pontos vulneráveis. Dessa forma, fica mais fácil efetuar as devidas correções.

O ideal é que não haja nenhuma parte da loja com pouca iluminação ou sem monitoramento, os famosos pontos cegos. Esse tipo de problema pode tornar a ação dos bandidos mais simples.

Atente-se para que o caixa de sua loja não fique tão próximo da entrada. Além disso, verifique todas as fechaduras, trancas e janelas. Outro ponto importante é que sua loja precisa ter uma visão mais “limpa” para que os colaboradores consigam ver tudo.

3.Treine sua equipe para identificar atitudes suspeitas

Quando seus colaboradores são treinados fica mais fácil identificar e evitar possíveis roubos ou furtos. Por isso é muito importante oferecer um treinamento para que eles possam agir quando necessário.

Algumas atitudes dos “clientes” podem ser consideradas como suspeitas, mas é preciso ter cuidado para não cometer nenhum equívoco. O ideal é que os funcionários circulem mais pela loja e acompanhem a movimentação.

Atente-se caso veja alguém aparentando muito nervosismo ou até mesmo evitando contato visual com os colaboradores. Outro fator importante é quando o indivíduo pega muitas peças de roupa para provar, mas não retorna com a mesma quantidade.

4. Deixe a fachada desobstruída para prevenção de assalto

Não encha a entrada da sua loja com prateleiras e produtos. Essa técnica serve por duas razões: a primeira é que evita que alguém passe pela rua e apenas puxe um produto perto da porta. Já a segunda é que, com a fachada mais limpa, quem está do lado de fora consegue acompanhar o que se passa dentro da loja e pode ajudar em caso de assalto.

5. Mantenha um controle de estoque

Muitos estabelecimentos nem ao menos sabem a quantidade de estoque disponível. Ter um controle dos seus produtos é essencial para identificar quando está havendo furtos na sua loja.

Mantenha um registro de todos os materiais que entram e saem da sua loja e atualize sempre que efetuar novas compras com fornecedores.

6. Invista em um sistema de monitoramento

Todo mundo sabe que um bom sistema de monitoramento pode fazer toda diferença na hora de evitar roubos e furtos. Isso acontece porque os bandidos ficam mais inibidos de serem filmados e expostos após o roubo. Além das câmeras, coloque também avisos de que a loja possui monitoramento.

Defina qual o modelo ideal de serviço para sua loja, pois você pode optar por ter sua própria equipe de segurança, através de seus colaboradores ou contratar uma empresa especializada. Procure levar em que conta o que funciona melhor para o porte do seu estabelecimento.

7. Localização do caixa

Como já citamos, evite deixar o caixa muito próximo da entrada, mas também não o coloque muito ao fundo da loja. Procure colocar em um local que seja de fácil visualização, tanto para os seguranças quanto para as câmeras.

O ideal é que o funcionário que esteja no caixa consiga ter uma ampla visão de toda a loja. Se possível coloque em uma parede lateral.

8. Possua um cofre para dinheiro e objetos de valor

Quando o caixa acumula uma quantia alta de dinheiro é essencial fazer a sangria e guardar o dinheiro mais alto. Para isso, é importante ter um cofre onde esses valores possam ser guardados. Além disso, outras coisas de alto valor da loja poderão ser colocadas lá.

9. Guarda volumes para prevenção de assalto

Muitos furtos acontecem por pessoas que já possuem sacolas de outras lojas na mão ou estão com bolsas e mochilas. Uma boa alternativa para esse problema é o bom e velho guarda volumes. Por isso, insira pequenos armários ou prateleiras vazias na entrada da loja que vão servir para este fim.

Lembre-se de dispor um colaborador para abordar os clientes que tentam entrar com mochilas e sacolas. Ele ficará responsável por guardar os volumes e entregar o comprovante ao cliente.

Mas caso haja um roubo, o que fazer?

Se mesmo depois de todas essas atitudes sua loja ainda for roubada é preciso agir com cautela. Caso seja um assalto, de forma alguma reaja ou faca movimentos bruscos. Procure sempre verbalizar todas as suas ações para evitar problemas. Mantenha a calma e tente não entrar em pânico.

No caso de um furto ou roubo, que seja visto posteriormente, procure averiguar as câmeras de segurança para identificar o possível criminoso. Converse com seus colaboradores para entender se alguém viu algo que pode ajudar nessa questão.

Em ambas as situações, é imprescindível ligar para a polícia (190) assim que possível. Sempre registre a ocorrência e se houver prisão em flagrante é de suma importância que você siga para a delegacia.

Seguindo todas essas dicas é muito difícil que sua loja tenha problemas com roubo e furto, mas se ainda assim acontecer, mantenha-se tranquilo e siga as orientações acima.

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