Segurança Patrimonial e Eletrônica de Centros de Distribuição

Como parte da rotina de residências, lojas e empresas privadas, os projetos de Segurança Patrimonial e Eletrônica em Centros de Distribuição são cada vez mais necessários para garantir a integridade das mercadorias e da logística.

A Segurança Patrimonial e Eletrônica é composta por um conjunto de ações e equipamentos, que buscam evitar e diminuir prejuízos patrimoniais em organizações ou residências.

Primeiramente, um dos fatores observados pelos profissionais é a quantidade de riscos que podem favorecer a ação de criminosos.

Os galpões e armazéns são atrativos aos criminosos, já que muitos estabelecimentos estão em locais afastados nas grandes cidades:

– Estradas;

– Área rural;

– Extremidades de bairros com pouco movimento.

Apesar dos mesmos serem criados de forma estratégica para facilitar o transporte e recebimento de mercadorias por grandes veículos, a localização oferece rotas efetivas de fuga para invasores e assaltantes.

Alguns dos principais riscos listados são:

  • Internos: riscos internos são totalmente dependentes da gestão da empresa, em que o cliente e os gestores devem estudar formas para melhorar ou mudar os procedimentos já existentes;
  • Externos: riscos externos são os que fogem do controle da empresa de Segurança Patrimonial ou do cliente, como a violência, aumento de roubos, assaltos, furtos etc.

Além de contratar segurança especializada para cuidar dos interesses da empresa, é preciso seguir algumas recomendações valiosas a fim de favorecer a segurança patrimonial. Confira algumas:

  1. Portaria: um dos golpes mais aplicados em galpões e centros de distribuição é aquele onde criminosos se escondem dentro do baú do caminhão ou no porta-malas de carros. Para que isso seja evitado, recomenda-se a revista antes da entrada no local;
  2. Espera: é comum que o caminhoneiro tenha uma área de espera para aguardar que os trâmites sejam feitos pela empresa. Por questões de segurança, a área deve ter banheiro e chuveiro para que as dependências internas não sejam utilizadas, evitando a exposição desnecessária do estabelecimento;
  3. Expedição: para que a expedição não demore e não fique exposta à riscos, toda a carga deve estar devidamente armazenada e identificada nos locais de distribuição;
  4. Dependências: para evitar surpresas desagradáveis, é recomendado que a entrada de pessoas portando bolsas ou mochilas seja proibida. Caso não seja possível impedir, deve haver um controle a partir de registro do que a pessoa está carregando, seus dados pessoais e vistoria na saída.

Importância sobre contratar uma empresa de Segurança Patrimonial e Eletrônica

Expor as mercadorias, estrutura da empresa e seus colaboradores à mercê dos criminosos é arriscado e pode gerar incontáveis prejuízos aos negócios.

A função das empresas de Segurança Patrimonial e Eletrônica é prevenir que tais danos sejam causados ou agir caso a situação de perigo aconteça. Profissionais responsáveis pela Segurança Patrimonial são altamente treinados para que a reação aconteça de forma responsável e segura.

Além disso, no caso da segurança eletrônica, o uso de equipamentos de última geração, como câmeras, alarmes, sensores de presença, e também o monitoramento em tempo real, faz com que as medidas sejam muito mais efetivas.

Portanto, a contratação da Macor, empresa especializada em segurança de patrimônio e eletrônica, é fundamental para que os outros setores possam realizar suas atividades sem surpresas negativas.

A estratégia aplicada pelos profissionais de segurança busca monitorar e proteger não somente o imóvel e a mercadoria, mas equipamentos, veículos, colaboradores e outras pessoas que fazem parte da estrutura do local.

Aproveite e leia também: Cofre para empresas: Como esse equipamento é indispensável

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