A violência urbana é um problema sério que afeta o dia a dia de muitas pessoas. Recorrentemente, lemos ou assistimos notícias sobre assaltos e invasões de casas e condomínios. Para não passar por essas experiências e manter a segurança da sua rua, é preciso tomar algumas medidas preventivas.

No post de hoje, citaremos as precauções mais importantes que você deve ter para proteger sua casa, família e vizinhança.

Preste atenção à presença de estranhos para segurança da sua rua

Um dos principais cuidados que você deve ter é observar se há pessoas ou veículos desconhecidos na vizinhança. Fique atento se esses indivíduos ficam rondando a rua, podem ser bandidos escolhendo a próxima casa para assaltar.

Caso você note esse comportamento suspeito, ligue imediatamente para a Polícia Militar. Também, preste atenção aos detalhes como aparência e vestimenta das pessoas e características do veículo que usam (cor, placa, modelo, etc.). Informe todos esses detalhes observados aos policiais. Quanto mais minuciosa for a descrição, fica mais fácil encontrar os suspeitos e agir rapidamente.

Se ficar longe de casa, avise a um vizinho

Caso você vá viajar ou passar um tempo longe de sua residência, comunique a um vizinho. Escolha uma pessoa da vizinhança em quem você possa confiar. Peça a ela que observe com atenção qualquer movimentação estranha na rua e próximo a sua casa. Deixe o número de seu telefone para o vizinho entrar em contato e lhe manter sempre informado.

Esse tipo de ajuda é muito importante não apenas para o seu patrimônio. Mas sim, para a segurança de toda a rua, evitando que outras casas ou veículos dos arredores sejam assaltados. Não se esqueça de informar, também, que em caso de emergência, o vizinho não hesite em ligar imediatamente à Polícia.

Fique atento a golpes e disfarces para segurança da sua rua

Uma coisa que você precisa saber é que criminosos podem usar diversas estratégias para realizar um assalto. Utilizar disfarces é uma delas.

É muito comum que assaltantes tentem entrar na vizinhança fingindo prestar algum serviço. Os bandidos podem mentir serem vendedores, catadores de papel ou funcionários de órgão público, por exemplo, para aplicar golpes. Inclusive, algumas quadrilhas fazem mais de uma visita a uma residência para planejar melhor um assalto futuro.

Por isso, não permita a entrada de prestadores de serviços que você não solicitou em sua casa. Caso esteja ausente e outra pessoa esteja cuidando de sua residência, peça-a para fazer o mesmo. Ainda, faça o possível para alertar os vizinhos de sua confiança a ter a mesma atitude em suas casas. Se você viver em prédio ou condomínio, reforce esse pedido a porteiros, síndicos, associação de moradores etc. Assim, diminui a chance de ocorrer esse tipo de golpe em toda a vizinhança.

Deixe número e informações de contato com vizinhos

Como dito anteriormente, é importante compartilhar seu número de telefone com algum vizinho de sua confiança. Essa atitude é válida não somente quando você fica muitos dias ou semanas afastado de casa. Mas, também, no dia a dia. Seja no seu horário de trabalho ou de realizar qualquer outra atividade fora, é bom não relaxar nos cuidados com a segurança.

Se for preciso, deixe o telefone de outros moradores da residência. Peça o contato desse vizinho também (e você pode recomendar que as outras pessoas de sua casa façam o mesmo).

Além das ligações, em alguns momentos, pode ser mais prático trocar mensagens por WhatsApp. Crie um grupo da vizinhança no aplicativo, é muito útil para conversas emergenciais.

Essa cooperação entre vizinhos é boa para a segurança de toda a rua. É importante que você confie em outros moradores da vizinhança e que eles possam ter essa mesma confiança em você. Dessa forma, fica mais fácil manter a rua segura.

Não saia do carro se notar alguma movimentação estranha na rua

Caso você esteja voltando para casa de carro e notar presença estranha ou movimentação suspeita na vizinhança, permaneça no veículoNão estacione nem abra o portão da garagem também, pois essa pode ser uma oportunidade de ladrões invadirem seu patrimônio. Ao invés disso, proteja-se saindo do local e, em caso emergencial, acionando a Polícia Militar. Seguir essas dicas é o mais adequado para manter você, sua família e seus bens em segurança.

Invista em uma solução definitiva: contrate uma empresa de segurança!

Para garantir que sua casa e vizinhança estejam protegidas a melhor solução é contar com uma empresa de segurança.

Com profissionais capacitados e equipamentos especializados, você pode optar por monitoramento eletrônico ou mesmo presença física de proteção patrimonial. Na primeira modalidade, alarmes e câmeras podem ser instalados na sua residência e rua. À distância, uma equipe especializada assiste e analisa as imagens 24h.

Já no segundo tipo, com presença física de proteção patrimonial, profissionais de segurança podem fazer ronda na sua vizinhança. Essa escolha é ótima para quem passa o dia ausente e precisa de alguém para observar a casa e arredores.

A decisão de contratar os serviços de uma empresa de segurança pode ser compartilhada com os outros residentes da rua. Discuta essa ideia em associação de moradores ou grupo de vizinhos no WhatsApp. Se essa for uma medida adotada por toda a rua, há mais chances de toda a vizinhança ficar protegida. Invista nessa estratégia para manter a criminalidade e violência urbana longe de sua família e moradia.

Conclusão sobre a segurança da sua rua

Neste artigo, indicamos a você as seis principais medidas para ter uma vizinhança mais segura. São elas:

  • Ficar atento a presença de estranhos na rua;
  • Se for ficar ausente, avise um vizinho de sua confiança;
  • Tenha em mente que bandidos podem usar disfarces e fingir serem prestadores de serviço;
  • Compartilhe seu número de telefone com um vizinho e peça que ele faça o mesmo com você;
  • Caso esteja de carro e note movimentação suspeita na rua, não saia do veículo, nem estacione ou abra a garagem;
  • Contrate uma empresa especializada em segurança

Se você busca uma empresa de segurança séria, capacitada e com autoridade no assunto, conheça nosso trabalho. Oferecemos serviços de monitoramento à distância e segurança presencial. Utilizamos equipamentos com tecnologia de ponta e as melhores soluções disponíveis no mercado. Nossos profissionais possuem treinamento qualificado para garantir a proteção de seus bens e sua família.

Não perca tempo para aumentar os cuidados com a sua casa. Entre em contato conosco para contratar nossos serviços. Invista em segurança patrimonial e tenha uma vida mais tranquila e sossegada, livre de violência, roubos, furtos e crimes similares.

Post anterior
Reunião Vereador de São Paulo em defesa da aprovação do PL 135/2010 – Estatuto da Segurança Privada
Menu